Pular para o conteúdo

IVAR – Índice de Reajuste de locação de imóveis.

O Presidente do CRECI-PI, Dr. Pedro Nogueira Lima vê com bons olhos a criação de um índice específico de reajuste dos aluguéis imobiliários.

“Com o IGPM, principal índice de reajuste anual dos contratos locatícios, em alta expressiva nos últimos meses, os Corretores de Imóveis e Imobiliárias têm se esforçado para garantir uma negociação justa e salutar entre inquilino e proprietário quando das renovações dos aluguéis. E nós do mercado imobiliário sabemos que o IGPM não reflete a realidade concreta de aumento ou redução dos preços praticados nas locações de imóveis, já que este indicador utiliza parâmetros não específico da alçada imobiliária. Por isso, vejo com bons olhos a criação do IVAR por uma entidade reconhecida (FGV) e sua adoção nos contratos locatícios.”


Mas o que é o IVAR e qual sua aplicabilidade?

O Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getulio Vargas (FGV/Ibre) lançou no dia 11 de Janeiro, um novo indicador para medir a variação de preço dos aluguéis residenciais. O Índice de Variação de Aluguéis Residenciais (Ivar) utiliza informações dos contratos assinados entre locadores e locatários, intermediados por empresas administradoras de imóveis em São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte e Porto Alegre.

O objetivo é medir a evolução dos preços e preencher uma lacuna nas estatísticas nacionais nesse nicho. O índice utiliza valores negociados dos aluguéis em vez de dados de anúncios como base de cálculo. Fazem parte dados como os valores dos contratos novos e dos reajustes de contratos existentes, além das características de cada imóvel. A metodologia estatística empregada permite a mensuração robusta da variação média dos aluguéis ao longo do tempo, refletindo melhor o cenário – oferta e demanda – do mercado de locação de imóveis residenciais.

O IVAR/FGV terá divulgação mensal e passa a integrar em janeiro de 2022 o calendário fixo de divulgação dos índices, indicadores e sondagens do FGV IBRE.

De acordo com o pesquisador do FGV/Ibre responsável pela metodologia do Ivar, Paulo Picchetti, o novo indicador capta nuances que os outros índices não refletem.

Para o coordenador dos índices de preços do FGV/Ibre, André Braz, as negociações entre inquilinos e proprietários refletem o aumento expressivo da inflação, por consequência a queda na renda familiar: “Ainda que a inflação, medida pelos principais índices de preços do país, esteja em aceleração, a variação interanual dos aluguéis residenciais segue em desaceleração”, explicou.

A partir de Janeiro de 2022, as informações sobre valores de aluguéis usadas no cálculo do IVAR serão incorporadas ao subitem Aluguel Residencial das diferentes versões do IPC/FGV. O FGV IBRE divulgará em breve uma nota sobre os aspectos metodológicos relacionados a esta mudança.

A próxima divulgação do IVAR ocorrerá em 10 de fevereiro de 2022.

Posso ajudar?