Na tarde desta terça-feira (28), os Conselhos Regionais de Corretores de Imóveis do Estado do Piauí (Creci-PI) e do Maranhão (Creci-MA) firmaram um convênio para atuação conjunta no combate ao exercício ilegal da profissão e para fiscalização da comercialização irregular de imóveis no município de Timon, cidade maranhense vizinha a Teresina (PI).
Na oportunidade, o presidente do Creci-PI, Pedro Nogueira Lima, o presidente do Creci-MA, Ismael Veras, e a delegada do Creci-MA em Timon, Ana Braga, assinaram o documento.
“Teresina é a única capital do Brasil que faz fronteira com outro Estado. Nesse sentido, temos observado um crescente aumento no setor imobiliário da região. Essa é mais uma ação que beneficiará de forma significativa corretores de imóveis de ambas cidades e contribuirá ainda mais na proteção da sociedade, uma vez que contaremos com um mercado mais forte e seguro para a população”, disse o presidente do Creci-PI, Pedro Nogueira Lima.
Além da fiscalização, o convênio beneficia o corretor de imóveis pessoa física e em situação regular com o seu Creci de origem. A partir de agora, esses profissionais podem exercer atividades inerentes à profissão, em ambas as cidades, sem a necessidade de autorização do exercício eventual, que dura 180 dias, transferência ou pedido de autorização secundária, isto é, possuir duas inscrições junto ao Conselho.
“Essa parceria traz benefícios para o corretor pessoa física, pois quem tem domicílio profissional em Timon poderá atuar em Teresina e, quem tem domicílio profissional em Teresina, poderá atuar em Timon de forma regular”, comenta o presidente do Creci-MA, Ismael Veras.
O convênio tem como base a Resolução nº 1478/2022, de 31 de maio de 2022, do Conselho federal de Corretores de Imóveis (Cofeci), que estabelece os procedimentos para fiscalização conjunta entre os Crecis piauiense e maranhense nas jurisdições das cidades de Teresina (PI) e Timon (MA), permitindo que as equipes de fiscalização autue sem autorização do Conselho Federal.
“As duas cidades são parceiras por natureza. Nosso objetivo enquanto representantes é fazer com que o trabalho transcorra em paz e dentro da legalidade”, reforçou a delegada do Creci-MA em Timon, Ana Braga.
A população pode realizar denúncias junto ao Creci-PI através do creci-pi.org.br/denuncias. Também estiveram presentes representando o Conselho do Piauí o superintendente Lourival Rodrigues, o chefe da fiscalização Danyell Viana, e o membro da comissão de ética Igor Guilherme. Pelo Creci-MA estiveram presentes o 1º Secretário, Wagner Pessoa, o conselheiro federal, Elidio Torres, e o coordenador-geral da Comissão de Ética e Fiscalização Profissional, Raphael Grijó.