Pular para o conteúdo

CEMAC-CRECI/PI auxilia sociedade na resolução de conflitos no primeiro ano de fundação

O Centro de Mediação, Arbitragem e Conciliação (CEMAC) inaugurado pelo Conselho Regional de Corretores de Imóveis do Piauí (CRECI-PI) há um ano tem sido uma importante ferramenta para atender as necessidades da população que busca rapidez e sigilo no auxílio para a resolução de conflitos. Vinculado ao Cadastro Estadual de Câmaras Privadas de Conciliação e Mediação do Tribunal de Justiça do Estado do Piauí (TJ-PI), o centro disponibiliza para a sociedade um local com profissionais aptos para conduzir todos os procedimentos para que os lados envolvidos cheguem a um acordo benéfico para todos.

No primeiro ano de atuação, dos 100% de procedimentos realizados no CEMAC com a presença de ambos interessados obteve 60% de acordos. Importante ressaltar que os solicitantes frente a todos os procedimentos registrados pelo CEMAC-CRECI/PI, 48,27% são de pessoas físicas e 51,73% de pessoas jurídicas.

A gestora do CEMAC-CRECI/PI, Neilan Argento, destaca a importância da ferramenta para a sociedade que busca uma resolutividade para a mediação de conflitos. Ela também pontua que este primeiro ano foi bastante produtivo e que as pessoas estão tomando conhecimento da ferramenta de forma gradativa.

“O CEMAC antes de qualquer coisa tem a sua função social e funciona com o propósito de fornecer acesso à justiça para a sociedade. É um serviço que a população pode utilizar por meio da condução de procedimentos de mediação, conciliação e mesmo da arbitragem, assim possibilitando uma melhor maneira para resolver os seus próprios conflitos. O Centro por ser um núcleo de mediação é o local especifico para que essas pessoas possam procurar a ajuda de profissionais imparciais que estarão aptos para realizar a condução do procedimento”, disse.

Para o ano de 2020, o Centro atuará no desenvolvimento de projetos para que a sociedade possa ter conhecimento mais rápido da importância do trabalha e dos serviços oferecidos, tornando-o mais acessível para a sociedade. “A mediação é um método ainda recente para a realidade do nosso Estado e é um processo gradativo para que cada vez mais as pessoas tomem conhecimento da mediação”, pontou a gestora do CEMAC-CRECI/PI, Neilan Argento. 

O presidente do CRECI-PI, Nogueira Neto, afirma que o CEMAC é o reflexo do compromisso que o conselho possui não somente com os profissionais corretores de imóveis, mas também com toda a sociedade piauiense. “O CEMAC é uma ferramenta de extrema importância para a resolução dos conflitos possibilitando a sua resolução de uma forma mais célere e menos onerosa para a sociedade. O Centro ainda oferece a oportunidade dpopulação também participar de cursos de treinamentos que são realizados na sede do próprio CRECI-PI”, afirmou Nogueira Neto.   

Posso ajudar?