Pular para o conteúdo

Saiba o que é e como funciona um consórcio imobiliário

Apesar de o financiamento ainda ser a modalidade de pagamento mais popular, outras op??es despontam como sa?das para quem deseja comprar um?im?vel. Um exemplo ? o cons?rcio imobili?rio, que tem se consolidado como a escolha de muitas pessoas que querem adquirir uma casa, apartamento ou?terreno.

Os n?meros comprovam esse?movimento. Entre janeiro e abril deste ano, houve um aumento de 20,3% nas vendas de novas cotas de cons?rcios para im?veis, em rela??o ao mesmo per?odo de 2018, passando de 76,5 mil para 92 mil. J? o volume de?cr?ditos?comercializado subiu de R$ 10,32 bilh?es para R$ 13,31 bilh?es entre um ano e outro, segundo dados da Associa??o Brasileira de Administradoras de Cons?rcios (Abac).

O cons?rcio ? uma forma de?investimento?e pode ser o caminho para a realiza??o do sonho da casa pr?pria, saiba o que ? e como ele funciona.

Tempo

A finalidade do?financiamento?e do cons?rcio ? a mesma: obter recursos para adquirir um bem. Por?m, os m?todos utilizados para que isso aconte?a s?o os elementos que os diferenciam, e a principal diverg?ncia est? no tempo que o?comprador?deve aguardar para ter o im?vel para si.

?No financiamento, o cliente tem a op??o de tomar?recursos?do banco e, com eles, faz a aquisi??o do bem que deseja, mas com total credibilidade temporal. Ele escolhe o im?vel, paga o sinal, vai no banco e quita, por isso ele paga juros?maiores?, explica Ateniense J?nior, s?cio-diretor da Direct Empreendimentos Imobili?rios.

J? no cons?rcio, por sua vez, n?o h? uma previs?o da data em que o recurso ficar? dispon?vel para a compra do im?vel. ?O cliente participa de um grupo e faz a contribui??o mensal. Esse grupo determina o n?mero de cartas de?cr?dito?que ser?o disponibilizadas por m?s e viabiliza o sonho da casa pr?pria de cada membro, mas n?o tem tempo determinado para isso acontecer, porque n?o h? verba dispon?vel para todo mundo ao mesmo tempo. Por isso traz uma?indefini??o?quanto ao tempo que vai levar?, acrescenta.

Or?amento

O cons?rcio tamb?m ? importante por garantir que a quantia mensal paga nas cotas seja revertida para a?aquisi??o?de um im?vel e n?o gasta em outra finalidade. Al?m disso, as cotas costumam ser em valores que cabem no?or?amento?familiar, tornando-se, assim, uma forma v?lida de planejamento.

?Com a carta de cr?dito, pode fazer a aquisi??o de um im?vel novo ou usado, pode ser para uma reforma, para um terreno, quita??o de um?financiamento?imobili?rio, entre outros. Ela ? flex?vel e permite o uso dos recursos de v?rias formas?, pontua.

Taxas

O cons?rcio desponta como uma ?tima forma de poupar, j? que as?parcelas?s?o planejadas para caber no or?amento. Al?m disso, o cliente acaba pagando taxas de?juros?menores ao longo do per?odo.

?Apesar de n?o tirar o recurso no tempo certo, como no financiamento, o cons?rcio imobili?rio tem um custo financeiro menor. O cliente paga uma taxa de?administra??o, que fica entre 12% e 22% ao longo do per?odo inteiro do cons?rcio. Se for de 60 meses, por exemplo, vai pagar essa taxa neste per?odo. J? no?financiamento?paga uma taxa parecida s? que ao ano, o mercado tem praticado agora uma taxa m?dia de 9,5% ao ano?, ressalta.

Contemplados

Com o pagamento da cota mensal, existem tr?s formas de ser contemplado no cons?rcio imobili?rio. Por ser feito entre as pessoas que pagam as cotas mensais, o?sorteio?costuma ser a mais comum, por?m, para quem consegue poupar uma verba maior ou tem disponibilidade de mais?dinheiro?do que a cota mensal, existem outras maneiras de ser contemplado.

?Al?m do sorteio, existe o lance fixo com um percentual determinado por cada cons?rcio e ainda o lance livre, que serve para quem est? com maior disponibilidade de caixa, que quer ser contemplado mais?r?pido. Esta serve para as?pessoas?que t?m valor maior do que o obrigat?rio?, detalha o s?cio-diretor da Direct Empreendimentos Imobili?rios.

Credibilidade

Antes de entrar no cons?rcio imobili?rio, ? fundamental que o cliente confira os dados da?administradora?junto ao Banco Central, que ? o ?rg?o respons?vel pelo regulamento desse tipo de sistema. ?ɠimportante?procurar uma imobili?ria que tenha esse produto no portf?lio ou que tenha alguma empresa de cons?rcio credenciada parceira. Existem boas empresas e outras n?o t?o boas, que cobram taxas maiores, ent?o ? importante pegar informa??es?, conclui.

Fonte: Zap Im?veis?

Posso ajudar?