Pular para o conteúdo

CRECI/PI e PASS Mediadores realizam segundo módulo do Curso de Formação de Mediadores em conflitos imobiliários

O Conselho Regional de Corretores de Imóveis do Piauí (CRECI/PI), em parceria com a PASS Mediadores, realizou o segundo módulo do Curso de Formação de Mediadores Extrajudiciais em Conflitos Imobiliários. Durante o módulo, os presentes tiveram a oportunidade de discutir sobre as noções gerais do direito imobiliário, os conflitos imobiliários e a teoria da comunicação.

A advogada e gestora Bruna Pimentel destaca a importância do curso para a capacitação dos profissionais que atuam ou desejam atuar no ramo da mediação imobiliária. “O curso tem o intuito de preparar o mediador para compreender o cenário do ramo imobiliário, uma vez que o mesmo oferece uma formação técnica. Durante as aulas, o aluno poderá desenvolver habilidades comunicacionais, negociais e procedimentais. Na mediação é muito importante que o profissional consiga acompanhar o ritmo do diálogo, compreender os termos técnicos para auxiliar na promoção do diálogo e na facilitação dessa negociação entre os interessados. Por isso, que estamos investindo nesse tipo de formação de mediadores”, destacou Bruna Pimentel.

A Formação de Mediadores Extrajudiciais em Conflitos tem como público-alvo corretores de imóveis, advogados, acadêmicos e demais interessados pelo tema. O mediador imobiliário é o profissional capacitado que utiliza técnicas comunicacionais e procedimentais para tentar uma negociação entre partes envolvidas em uma situação conflituosa.

“O curso busca preparar os profissionais para trabalhar dentro do segmento imobiliário porque o mesmo necessita das técnicas de mediação e do conhecimento jurídico para viabilizar a conciliação e aplicar a fundamentação. Assim, dando segurança as partes que estão envolvidas na mediação. O judiciário em nosso Estado está sobrecarregado e a mediação vem para minimizar tais conflitos imobiliários”, disse a advogada e assessora jurídica de condomínios e imobiliárias, Patrícia Pinheiro.   

“O advogado e corretor imobiliário Wener Arcoverde destaca a importância da mediação para a resolução dos conflitos sociais. “A mediação é o futuro para a resolução dos conflitos não só na área dos conflitos imobiliários, mas também para a sociedade como um todo nas diversas áreas. Tanto que os centros judiciários de solução de conflitos são uma realidade da nossa sociedade. O CEMAC para a área de conflitos imobiliários vem para abrir um leque de opções para que os conflitos possam ser resolvidos sem ter que recorrer ao judiciário que está sobrecarregado de ações e atrasado nas resoluções desses conflitos”, finalizou Wener Arcoverde.  

A Formação de Mediadores possui uma carga horária de 100 horas que alinha aulas teóricas e práticas, ao longo de quatro meses de curso. O terceiro módulo da capacitação vai acontecer nos próximos dias 19 e 20 de julho. Já as aulas práticas que envolvem produção de relatórios, observações e simulações, serão ministradas na primeira quinzena de agosto/2019.

“A mediação é uma ferramenta que está a serviço da sociedade para auxiliar as pessoas na busca por uma solução que seja satisfatória para as partes envolvidas. O CEMAC funciona como um centro de mediação, arbitragem e conciliação a serviço da sociedade piauiense. A atual gestão percebeu a importância da gente ter um centro com profissionais de gabarito para atuarem a serviço da população”, declarou a gestora do CEMAC-CRECI/PI, Neilan Argento. 

As aulas acontecem na sede do Conselho Regional de Corretores de Imóveis do Piauí (CRECI/PI), localizada na Rua Mato Grosso, 275 – Centro (Sul).

5 4 3 2

Posso ajudar?