Pular para o conteúdo

Saiba quais os cuidados para evitar golpes em transações imobiliárias pela internet

Por conta da agilidade e comodidade, a internet vem se tornando uma importante ferramenta para que clientes efetuem diversos tipos de compras. Porém, é importante adotar alguns cuidados por conta dos riscos de aplicação de golpes. No setor imobiliário, por exemplo, esses cuidados devem ser redobrados na hora da aquisição do tão sonhado imóvel.

O presidente do Conselho Regional de Corretores de Imóveis do Piauí (CRECI-PI), Nogueira Neto, destaca algumas medidas que os clientes podem adotar afim de evitar possíveis golpes. “É importante antes de tudo o comprador verificar se existe um corretor de imóveis intermediando a transação, pois o mesmo é o profissional habilitado para conduzir a compra. Exija o contrato de corretagem e a carteira profissional de corretor”, disse.

Nogueira Neto esclarece que outro ponto que merece destaque é sempre procurar ofertas em sites que as informações sejam fornecidas por corretores de imóveis, bem como verificar se o imóvel possui certidão de propriedade e ônus reais. “É fundamental que antes de fechar a compra o profissional apresente todas as características do negócio ao cliente. Assim, o comprador saberá se o valor do imóvel está no preço real do mercado”, afirma o presidente do CRECI-PI.

O mercado imobiliário brasileiro nos primeiros meses de 2019, apresentou uma boa tendência de crescimento. Segundo a Associação das Entidades de Crédito Imobiliário (Abecip), somente este ano o mercado apresentou um crescimento de 15% na busca por financiamento para construção ou aquisição de imóveis.

“O mercado aos poucos vem apresentando boas perspectivavas de vendas. Por isso, é fundamental ter bastante cautela antes de fechar uma transação com o intuito de evitar golpes. Neste cenário, o tipo de golpe mais comum é a pessoa tentar vender um imóvel que não lhe pertence. Embora o anúncio seja virtual, o imóvel não é. Por isso, o mais indicado é que o cliente visite a propriedade na presença do corretor antes de assinar o contrato, além de pedir referência de outros negócios realizados pela internet”, pontua o presidente Nogueira Neto.

Nos próximos cincos anos, o mercado apresenta expectativas de redução de juros, melhores condições de financiamentos bancários e maiores garantias jurídicas. Tais fatores, se confirmados, podem contribuir de forma significativa para que as construtoras voltem a lançar novos empreendimentos. Assim, contemplando diversas faixas etárias e classes econômicas.

Posso ajudar?