Pular para o conteúdo

Jovens aquecem mercado imobiliário ao adquirirem seu primeiro imóvel

O mercado imobiliário vem atraindo nos últimos anos um perfil diferente de novos compradores. São jovens entre 20 e 30 anos, que adquiriram estabilidade financeira e profissional, recém-casados ou solteiros que desejam realizar o sonho da casa própria. Os imóveis mais procurados por esse público medem entre 40 a 80m², são compactos e apresentam facilidade e praticidade do dia a dia.

Segundo uma pesquisa realizada pela Fundação Getúlio Vargas a taxa de formação das famílias (2,21% a.a.) tem sido mais que o dobro da taxa populacional (1,03% a.a.), em consequência disso, se há novas famílias, há mais demanda para habitação. No Piauí, o setor imobiliário sentiu o crescimento na demanda da compra de imóveis por parte do público jovem.

De acordo com o presidente do Conselho Regional de Corretores de Imóveis do Piauí (CRECI/PI), Nogueira Neto, sempre existirá esse perfil de compradores por causa do crescimento vegetativo. Porém, as facilidades na hora da compra, a inserção no mercado de trabalho cada vez mais cedo e o planejamento em construir uma família são fatores que vem contribuindo para que os jovens adquiram seu primeiro imóvel com mais frequência.

“Os jovens que estão planejando casar, que começaram a trabalhar e conseguiram certa estabilidade, que estão querendo sua independência, estão em busca do primeiro imóvel. Esse público que tem crescido bastante no Piauí procuram lugares mais em conta, com um ou dois quartos, ou seja, menores e mais práticos”, explicou o presidente.

A contadora Tarjla Beleza, de 25 anos, se encaixa nesse perfil e conta que abriu uma poupança pensando em adquirir um carro, mas acabou mudando de ideia quando percebeu que teria mais vantagens se comprasse um imóvel. “Eu comecei a juntar dinheiro para comprar um carro, mas tenho uma prima que é corretora e ela me apresentou uma proposta de compra com facilidades. Além disso, o imóvel sempre se valoriza, enquanto o carro perde o seu valor muito rápido. Vi que tinha mais vantagens em comprar um apartamento, então aproveitei a oportunidade”, declarou.

A jovem viu também a oportunidade de independência e optou por um imóvel de 50m², bem localizado, com área de lazer e com segurança, já que pretende morar sozinha. “Eu pretendo morar sozinha, então preferi algo confortável, não muito grande, perto de várias coisas e que eu possa me sentir segura. Foi um investimento planejado e que vai me render bons frutos”, disse a contadora.

Posso ajudar?