Pular para o conteúdo

Novo sistema de arrecadação do CRECI-PI é tema de reunião

O Conselho Regional de Corretores de Imóveis do Piauí (CRECI-PI) esteve presente na reunião do Fórum das Entidades de Classe Regulamentadas com o Instituto de Estudos de Protesto de Títulos do Brasil/Piauí (IEPTB/PI) para discutir o recente convênio firmado com o IEPTB/PI. O encontro aconteceu na tarde de quarta-feira (19) e esclareceu o funcionamento do novo sistema de arrecadação das anuidades dos associados inadimplentes.

“Nós fomos os pioneiros em firmar convênio com o Instituto de Protestos e já realizamos um treinamento com os nossos funcionários para mostrar como funcionará o processo de arrecadação por meio do sistema de protesto de títulos. Então, agora estamos participamos da reunião para ajudar a esclarecer as dúvidas dos demais conselhos sobre a operacionalização do novo sistema”, conta o presidente do CRECI-PI, Nogueira Neto.

O novo sistema visa à recuperação de crédito de maneira eficaz, de forma que aumente o índice de pagamento no cartório. “Nós estamos todos reunidos imbuídos do sentimento de melhorar a arrecadação. E um dos benefícios que já encontramos no Estado é que o piauiense é um bom pagador, então, com o auxílio do nosso sistema, os títulos serão enviados de maneira mais prática e rápida para serem pagos ou protestados”, explica a presidente do Instituto de Protesto, Fernanda Sampaio.

O encontro também contou com a participação de representantes da Ordem dos Músicos do Piauí, da Ordem dos Advogados do Brasil e dos Conselhos Regionais de Educação Física, de Fisioterapia e Terapia Ocupacional, de Economia, dos Representantes Comerciais, de Contabilidade, de Administração e de Biologia.

O protesto de títulos é uma ferramenta de recuperação de créditos de dívidas feita por meio da Central de Remessa de Arquivos (CRA). O protesto de Certidão de Dívida Ativa (CDA) garante a recuperação de créditos no prazo de três dias úteis, contados a partir da entrega da intimação do devedor.

2

4

Posso ajudar?