Pular para o conteúdo

Convênio dará exclusividade aos corretores na comercialização de imóveis retomados pela Caixa

A Caixa Econômica Federal abriu mercado para os corretores de imóveis através de um convênio com o Sistema Cofeci- Creci (Conselho Federal de Corretores de Imóveis). Pelo acordo, os profissionais interessados poderão se inscrever, em seus respectivos Regionais, para comercializar os imóveis retomados pela instituição bancária e já disponíveis para venda direta.

Já existe cerca de 24 mil propriedades em carteira, com previsão de ingresso de outros 20 mil imóveis ainda neste ano. “Temos que colocar nossa carteira de imóveis nas mãos de quem entende”, disse o vice-presidente de Operações Corporativas da Caixa, Marcelo Prata, durante a audiência de celebração do convênio.

De acordo com um levantamento preliminar da Caixa, a maioria expressiva da carteira é composta por imóveis residenciais, de um, dois e três dormitórios. O valor médio das propriedades é de aproximadamente 250 mil reais. Assim que a Caixa passar a relação detalhada das propriedades, os Crecis irão disponibilizar mais informações e divulgar um cronograma de trabalho a todos os interessados.

Segundo o presidente do Conselho Regional de Corretores de Imóveis do Piauí (CRECI-PI), Nogueira Neto, os corretores do Estado receberão um comunicado para participar do treinamento quando a Caixa Econômica finalizar a regulamentação do convênio. “Nós já estamos em contato com o COFECI para que possamos aproveitar da melhor forma possível as oportunidades. Nesse treinamento serão repassadas informações sobre o credenciamento dos profissionais e dos imóveis, bem como um sorteio, além do financiamento e toda a parte burocrática da nova parceria”, explicou Neto.

Para participar desse convênio, os profissionais deverão estar em dia com suas obrigações junto aos Conselhos Regionais. A comercialização dos imóveis deverá acontecer a partir de março. Até lá, haverá um mapeamento dos imóveis por Estado, informações repassadas aos Crecis para orientar os corretores interessados. Cada propriedade será exclusiva de um corretor sorteado, que terá um período para realizar a comercialização.

A parceria repete uma bem-sucedida experiência, ocorrida nos anos 90, que foi coordenada então pelo atual presidente do Cofeci, João Teodoro. A Caixa, na época, firmou o primeiro convênio do gênero com os corretores de imóveis. O êxito daquela experiência ajudou a dar celeridade nos entendimentos entre o Sistema Cofeci-Creci e a Caixa para firmar o convênio atual.

 

 

Posso ajudar?