Pular para o conteúdo

Avaliação imobiliária garante preço justo para quem vende ou compra um imóvel

Quando se toma a decisão de adquirir ou vender um imóvel, o possível comprador ou o dono do imóvel sempre tem dúvidas em relação ao valor mercadológico do imóvel e, no atual cenário econômico, o interessado no imóvel quer ter a certeza que está comprando ou locando um imóvel por um preço justo.

Com o crescimento exponencial do mercado imobiliário, novas necessidades surgiram no setor, dentre elas a importância da avaliação imobiliária, que determina o valor comercial de um imóvel após avaliação de alguns critérios.

A avaliação imobiliária é realizada pelo corretor de imóvel inscrito no Cadastro Nacional de Avaliadores Imobiliários (CNAI), após conclusão de curso de perito avaliador e garante que os interessados estejam realizando uma transação imobiliária vantajosa tanto para quem vende/aluga quanto para quem compra/loca. Para o presidente do Conselho Regional de Corretores de Imóveis do Piauí (CRECI – PI), Nogueira Neto, é importante que os corretores se capacitem e concluam o curso de perito avaliador para que possam abranger mais áreas no setor imobiliário. “Apenas o corretor perito avaliador é capaz de determinar o valor justo de um imóvel. Hoje, a avaliação imobiliária é muito solicitada em casos judiciais e em financiamento de imóveis por banco, então o profissional precisa se capacitar para atender essa necessidade do mercado”, informou o presidente do CRECI – PI.

Segundo Nogueira Neto, o perito se utiliza de uma metodologia técnica específica. Dentro desta metodologia, destacam-se os métodos de avaliação de bens, segundo a ABNT NBR 14.653-1, que estipula os parâmetros e qual o método utilizado para a cotação do preço do imóvel. “Além dos critérios técnicos, fatores como a localização do imóvel, o tamanho e os serviços de saúde, transporte e conveniências que são oferecidos na localidade que o imóvel se encontra contribuem para a definição do valor do bem e resulta no Parecer Técnico de Avaliação Mercadológica”, complementou Nogueira Neto.

Priorizando a capacitação do corretor de imóvel, o CRECI – PI irá realizar o Curso de Avaliação Mercadológica de Imóveis de 27 a 29 de maio no auditório da instituição. As inscrições devem ser feitas na sede do Conselho.

 

 

 

Posso ajudar?