O Conselho Regional de Corretores de Imóveis do Piauí (Creci-PI) recebeu denúncia sobre um falso Corretor de Imóveis que negociava ilegalmente imóveis de alto padrão em Teresina. Na denúncia apresentada pela compradora, o suposto estelionatário, de iniciais P. D. R. A, atuava nas cidades de Teresina-PI e Timon-MA se identificando como Corretor de Imóveis e correspondente bancário.
Na ocasião, o contraventor informou sobre possibilidade de financiamento de imóvel. Após acesso aos dados da vítima (como telefone), o criminoso passou a realizar a intermediação imobiliária, sendo essa uma atividade típica de profissional habilitado e inscrito no Conselho, conforme determina a Lei 6.530/78, que assevera a negociação imobiliária como de competência exclusiva de corretores.
O Setor de Fiscalização do Creci-PI constatou as irregularidades, dentre elas o exercício ilegal da profissão. A equipe chegou a realizar diligência para averiguar os fatos. O denunciado também chegou a desacatar as autoridades fiscais. Além do Boletim de Ocorrência, o infrator foi autuado pelo Creci, tendo 15 dias para apresentar defesa.
O Conselho reforça que, para sua segurança, exija sempre a apresentação da carteira do Creci. Caso o corretor de imóveis esteja em um ambiente virtual (redes sociais e site), busque em sua bio, ou anúncios, a presença do nº do Creci. Denúncias podem ser realizadas através do (86) 98821-9876.