O mercado imobiliário, apesar da crise, continua sendo muito importante para a economia nacional. Para atender melhor ao seu público-alvo, a corretagem de imóveis está em pleno desenvolvimento de seus serviços.
Atualmente, no mundo todo, a tecnologia vem auxiliando esse setor, oferecendo muitas ferramentas virtuais eficientes que estão transformando a maneira como são realizadas as suas demandas.
E você, gostaria de conhecer as tendências tecnológicas internacionais para o setor de imóveis? Neste artigo, vamos apresentar algumas delas.
1. Inteligência artificial
A inteligência artificial esta facilitando um serviço bem complexo do setor de corretagem de imóveis: encontrar a casa ideal para um cliente. O que torna difícil essa busca é a quantidade de detalhes e informações disponibilizadas aleatoriamente na internet.
E, no fim, talvez o consumidor não concorde com o produto oferecido. Mas, para resolver isso, foi desenvolvido o software imobiliário baseado na inteligência artificial, já utilizado por grandes imobiliárias no mundo todo.
Essa solução faz uma busca exata do imóvel segundo as preferências do cliente. Além disso, o consumidor recebe notificações sobre novos imóveis disponíveis em seu dispositivo eletrônico, e caso um deles seja do seu interesse, a plataforma facilita o seu contato com o corretor de imóveis.
2. Relacionamento mais próximo com o cliente
A necessidade de ter uma relação mais próxima com o consumidor fez surgirem os iBeacons (sistema de proximidade indoor via bluetooth). Por meio dessa tecnologia, a corretagem de imóveis pretende encantar seus clientes.
Essa solução tecnológica funciona assim: um consumidor está próximo a um stand de vendas de imóveis em um shopping, ele começa a receber desse local, por meio de seu smartphone, algumas ofertas personalizadas de habitações disponíveis.
Algumas imobiliárias na Europa estão implantando esse sistema nas casas disponíveis para alugar ou vender. Caso um cliente passe em frente a uma delas, receberá uma mensagem no celular informando a disponibilidade de locação.
Após conferir as propostas, o cliente é convidado a se dirigir ao stand e conversar com um corretor sobre as opções de produtos. Não acha uma forma incrível de estreitar o relacionamento com o público-alvo?
3. Big data
Nunca houve tantos dados disponíveis em um único lugar como há na internet. Mas o que fazer com todas essas informações levou o mundo virtual a desenvolver o sistema big data.
Por meio dessa ferramenta, é possível uma empresa fazer uma busca minuciosa na internet à procura de clientes em potencial e, após segmentá-los, realizar uma campanha de marketing bem direcionada.
A imobiliária americana Zillow usa o big data para avaliar moradias para seus clientes, bem como prever o preço de futuros imóveis que serão colocados à venda.
As possibilidades que o big data apresenta são inúmeras, por isso foram desenvolvidas muitas plataformas com base nesse sistema e configuradas segundo as necessidades de várias áreas, entre elas, a corretagem de imóveis.
4. Internet das coisas
Outra incrível tendência é a internet das coisas — tecnologia que conecta itens utilizados no nosso dia a dia.
Baseado nesse conceito, surgiu a tecnologia vestível (wearable), que utiliza itens que usamos em nosso corpo, como: relógio, anel, óculos etc. Essa solução agiliza o contato com o cliente, pois o celular pode estar longe dele, mas o relógio geralmente fica bem fixo em seu pulso.
Também embasado na internet das coisas, surgiram os imóveis inteligentes, nos quais, por meio de um dispositivo eletrônico, o morador pode controlar eletrodomésticos, iluminação, ar-condicionado etc. Essas moradias têm aumentado as vendas das corretoras de imóveis no mundo todo.
5. Valorização do profissional de corretagem
Os corretores de imóveis são peças fundamentais que movimentam o setor imobiliário. Por isso, estão cada vez mais valorizados por empresas que entendem a importância deles.
Para que consigam ter sucesso em seu trabalho, esses profissionais precisam de treinamento, tecnologias que facilitem as suas tarefas e reconhecimento pelo seu esforço.
Algumas instituições implantaram essas ações em seu ambiente interno, gerando um bom relacionamento com esses trabalhadores. Com isso, conseguiram reduzir o seu turnover (rotatividade), tão comum entre esses profissionais.
Fonte: InGaia