Rafaella agosto 1, 2018 Nenhum Comentário

5 dicas para encarar os desafios da carreira de corretor de imóveis

A profissão de corretor de imóveis, definitivamente, não é para qualquer um! Ela demanda uma série de desafios e exige um grande espírito de empreendedorismo para que seja possível enxergar oportunidades de negócio onde a maioria das pessoas não vê.

Para garantir um satisfatório índice de transações concretizadas, o corretor imobiliário precisa ter cautela na hora de avaliar as potencialidades de um imóvel para não desperdiçar recursos e otimizar o uso de seu tempo. Além disso, é preciso sempre considerar a alta competitividade do mercado.

No artigo de hoje mostraremos os principais desafios da carreira de corretor de imóveis e como encará-los com profissionalismo e assertividade. Continue a leitura do conteúdo para saber mais!

1. Conheça profundamente o seu cliente

Sem dúvidas, este é um dos aspectos mais importantes de todo o processo de venda, compra ou locação de um imóvel. Afinal, é conhecendo o perfil do cliente que se obtém uma negociação produtiva e uma comunicação limpa, concorda? No entanto, conhecer o cliente pode ser uma tarefa realmente desafiadora.

Para ofertar os imóveis mais adequados às necessidades do seu comprador em potencial é preciso conhecer o seu estilo de vida, sua formação acadêmica, sua rotina e até mesmo a dinâmica familiar e as atividades de lazer. Com base em todas essas informações, será possível traçar um perfil certeiro e indicar um imóvel que se enquadre com perfeição nas preferências do cliente.

Considere, por exemplo, uma mãe de crianças pequenas que prioriza os cuidados com a saúde. Certamente, ela busca um imóvel cuja localização seja próxima a escolas e áreas de atividades ao ar livre, como academias.

Não economize nas perguntas durante a abordagem, mas tome cuidado para não causar constrangimento ao seu cliente. Lembrando que um software de gestão imobiliária pode facilitar a organização de sua cartela de clientes, tornando todo o processo mais prático e permitindo que se tenha acesso às informações a qualquer hora.

2. Realize o fechamento de contratos com agilidade

Não é novidade que o fechamento de contratos é uma tarefa que exige uma série de procedimentos burocráticos, não é verdade? Sendo assim, podemos afirmar que essa etapa é uma das mais demoradas de todo o processo.

É importante explicar para o cliente que, durante essa fase da transação imobiliária, tudo será feito para que ele adquira seu imóvel sem qualquer empecilho. Uma comunicação segura e transparente ajudará a tranquilizá-lo.

Entretanto, com os avanços em tecnologias e sistemas de automação de tarefas, não há mais motivos para realizar certas atividades de forma manual como antigamente. Com o auxílio de um sistema imobiliário, por exemplo, basta inserir os dados pertinentes às partes envolvidas e o contrato é gerado automaticamente pelo software.

Para se ter uma ideia, não é nem mesmo necessário que as pessoas estejam presentes fisicamente no mesmo local para checar, analisar e assinar o contrato.

3. Acesse as informações pertinentes aos imóveis

Muitas vezes, os corretores, quando estão em campo, precisam apresentar informações específicas sobre um determinado imóvel aos seus clientes, sendo simples questões que surgem durante a negociação ou perguntas complexas. O fato é que se o profissional não tem a informação em mãos, no momento, pode atrasar todo o processo e até mesmo “esfriar” o interesse do comprador em potencial.

Por isso, a falta de acesso aos dados de um imóvel pode ser encarada como um dos maiores desafios da carreira de corretor de imóveis, pois essa dificuldade atrapalha o fechamento de vendas, já que muitos clientes não se sentem seguros em adquirir um imóvel quando não têm todas as respostas que precisam para sua tomada de decisão.

Mais uma vez vale a pena ressaltar a relevância da implementação de uma ferramenta tecnológica em todo esse processo. Um sistema eficiente, por exemplo, permite que todos os dados do imóvel sejam acessados a qualquer hora e em qualquer lugar por meio de um dispositivo móvel, trazendo mobilidade ao trabalho do profissional.

4. Tenha o seu próprio espaço virtual

Muito se fala na importância da presença no espaço virtual atualmente, mas com tantas mídias disponíveis, administrar o próprio espaço na internet pode ser uma tarefa realmente complexa. Afinal, existem redes sociais, blogs e sites em que milhares de corretores estão cadastrados.

Dado esse contexto, é importante ressaltar que as plataformas imobiliárias garantem ótimas posições competitivas para os profissionais do setor, principalmente pelo fato de poderem se integrar às soluções proporcionadas por um eficiente software de gestão e automação para corretores de imóveis.

Em uma plataforma digital, por exemplo, pode-se disponibilizar fotos das propriedades que estão em sua cartela de imóveis, além de dados precisos como a quantidade de cômodos, se há área de lazer, informações sobre a localização e, é claro, dados para contato.

Ainda que você não tenha muita familiaridade com ferramentas modernas, esse tipo de recurso é altamente intuitivo e pode ser gerido por qualquer pessoa. Se você pretende aumentar as vendas, considere garantir um bom posicionamento na internet.

5. Consiga mais tempo para seus clientes

Finalmente, um dos verdadeiros desafios da carreira de corretor de imóveis: conseguir tempo para oferecer um atendimento de qualidade aos clientes.

A rotina de um profissional de corretagem de imóveis é muito corrida e cheia de compromissos. São inúmeras visitas a propriedades, avaliações e inúmeras atividades que comprometem o seu tempo quase que de forma integral, o que torna, às vezes, impossível dar a devida atenção que um cliente em potencial merece.

Portanto, a melhor solução é automatizar todos os procedimentos e tarefas que forem possíveis, de modo que tudo o que não demandar cuidados especiais seja incluído no sistema de gestão imobiliária.

Também conhecidos como CRM’s, os softwares de gerenciamento para profissionais do mercado imobiliário proporcionam ferramentas e recursos que tornam o seu trabalho altamente mais produtivo e eficiente, permitindo que seus clientes recebam 100% de sua atenção.

Como você pôde conferir neste artigo, os desafios da carreira de corretor de imóveis podem ser minimizados ou até mesmo eliminados quando se tem o auxílio de um sistema de automação e gestão implementado nos seus processos cotidianos.

Fonte: inGaia

Rafaella julho 30, 2018 Nenhum Comentário

7 aplicativos para corretores de imóveis que você precisa ter

Dos pagers aos smartphones: os corretores de imóveis definitivamente podem contar um pouquinho sobre a história da tecnologia! Afinal, é uma categoria de profissionais extremamente competitiva, que busca sempre otimizar os resultados e oferecer o melhor suporte para os clientes. Mas a verdade é que está cada vez mais difícil acompanhar as novidades, já que todo dia são lançados mais softwares, apps, atualizações e gadgets por aí. Para dar uma mãozinha, resolvemos listar no post de hoje 7 dos aplicativos mais úteis para corretores de imóveis.

inGaia Imob

O aplicativo do inGaia Imob é a versão de bolso do robusto CRM para imobiliárias e corretores autônomos. Nos dias de hoje é indispensável fazer a gestão automatizada de seus clientes e os profissionais que utilizam ferramentas especializadas saem na frente. O sistema é intuitivo e possibilita uma eficiente gestão da carteira de clientes, imóveis e parcerias. Além disso, gera relatórios e estatísticas para otimização dos negócios. Para utilizar o app é preciso se cadastrar na plataforma.

Evernote

Evernote é um organizador que ajuda a gerenciar notas e tarefas, o que é essencial para um profissional atarefado. Um dos grandes benefícios desse app é que ele pode ser acessado tanto pelo celular quanto pelo computador, uma vez que a informação é arquivada na nuvem. Um outro grande diferencial dessa ferramenta é que ela também permite a criação de uma biblioteca com notícias sobre o mercado imobiliário, mantendo-o sempre atualizado.

CamCard

Corretores de imóveis são conhecidos por entregar muitos cartões de visitas, não é mesmo? Mas poucos sabem que eles próprios também recebem muitos cartões de construtoras, imobiliárias ou mesmo de clientes. E é aí que surge o problema: como guardar toda essa papelada para não correr o risco de perder algum contato importante? Pois é para isso que existe o CamCard! Esse app escaneia o cartão de visitas recebido, armazenando-o digitalmente para, assim, evitar perdê-lo.

CardCloud

Por falar em cartões de visitas, o CardCloud pode ser uma excelente opção para o corretor de imóveis disparar seus próprios cartões. Com ele é possível enviar cartões automaticamente para seus contatos nas redes sociais ou para o e-mail dos clientes. E a grande vantagem desse tipo de cartão é que, ao contrário da tradicional versão física, nesse caso você pode atualizar suas informações constantemente e até adicionar links para as redes sociais, dentre muitas outras possibilidades.

MagicPlan

Não é à toa que mágica está no nome desse aplicativo. Quer simplificar ao máximo o desenho da planta dos imóveis para mostrar aos futuros compradores? É simples: basta pegar o smartphone com o MagicPlan ligado e caminhar pelos cômodos. Aos poucos, essa espécie de trena virtual automaticamente faz o desenho correto da planta para você!

ColorSmart

Essa pode ser uma excelente ferramenta de sondagem para os clientes imaginativos, que sempre encontram um detalhe ou outro que gostariam que fosse diferente. Com o ColorSmart é possível simular as combinações de cores para as paredes dos imóveis em pouquíssimos cliques. Assim, desde a visita, o cliente já pode ver se a pintura que pretende fazer no imóvel pode realmente ficar boa, contribuindo para a venda!

ZeroPaper

É fato: muitos corretores de imóveis enfrentam problemas financeiros. E é mesmo difícil controlar as despesas nesse ramo de atuação, afinal, ao contrário da maioria dos outros profissionais, o corretor não possui um salário fixo. Aí é que entra o ZeroPaper, um aplicativo que ajuda a controlar todos os gastos pessoais e profissionais! Baixe logo o app e comece a colocar suas finanças em ordem!

MailChimp

Por fim, fica a dica de uma ferramenta indispensável para os corretores que trabalham com estratégias de e-mail marketing: o MailChimp. Esse app auxilia o corretor a criar mensagens personalizadas para enviar aos clientes, além de compartilhá-las, quando desejado, nas redes sociais. Essa pode ser uma excelente forma de potencializar a divulgação do seu trabalho!

Fonte: inGaia

Rafaella julho 25, 2018 Nenhum Comentário

Como se adaptar às mudanças do mercado imobiliário

O mercado imobiliário definitivamente não é para os fracos. É preciso ter espírito empreendedor para se adaptar a cada novidade na legislação que o rege e a cada mudança no cenário econômico do país.

Um grande exemplo disso é a medida tomada pelo Conselho Administrativo de Defesa Econômica (CADE) de proibir o tabelamento das taxas de corretagem de imóveis e a exclusividade na venda ou locação.

Após uma investigação do Conselho sobre o tabelamento dos valores das comissões para venda e locação de imóveis, que envolveu também o Conselho Federal de Corretores de Imóveis e os conselhos regionais da categoria (CRECIs), foi concluído que as práticas prejudicavam a concorrência no setor.

A medida causou uma mudança abrupta no trabalho das imobiliárias e dos corretores autônomos, já que antes quem praticasse os valores diferentes da média do mercado corria o risco de ser punido. Agora, é totalmente o contrário: aqueles que insistirem em tabelar sua comissão estarão agindo fora da lei.

Liberdade da cobrança de comissão

Com a mudança, a taxa praticada pelo profissional passa a ser totalmente relativa ao valor agregado ao serviço prestado. Ou seja, os corretores mais bem preparados e que oferecerem mais benefícios ao cliente proprietário é que vão se destacar.

A liberdade da cobrança de comissão implica em cada um poder fazer o seu preço. Porém, isso não significa, necessariamente, ganhar menos comissão. Pelo contrário, se você for um profissional de excelência, pode usar as circunstâncias a seu favor.

Outro ponto que merece atenção é a possibilidade dos clientes questionarem a porcentagem da sua comissão. Por isso, é importante estar preparado para lidar com pedidos de desconto.

Evite se tornar um “refém”, estude o seu comprador potencial, conheça a fundo o imóvel que está ofertando e deixe claro o valor, não só literal, do seu serviço.

Exclusividade na venda de imóveis

Embora o CADE tenha decretado o fim da exclusividade no mercado, na verdade, o que foi aprovado é que mais de uma imobiliária pode negociar um imóvel, prática que já acontece no Brasil.

Assim, não é proibido que um imóvel seja comercializado por apenas um agente, desde que o cliente opte livremente por isso, sem ser previsto no contrato a exclusividade.

Isso significa que, na prática, nada impede que você consiga ter exclusividade em uma venda, desde que conquiste a confiança do cliente e mostre diferenciais e benefícios que o convençam que essa é a melhor opção.

Com as mudanças impostas pelo CADE, cabe ao profissional se posicionar frente ao mercado para garantir seus ganhos. Como dito no início do texto, o mercado imobiliário não é para os fracos.

Por isso, esteja preparado! Investir em você é o melhor caminho para não gerar uma guerra de comissionamento. Aposte na sua qualificação profissional, no relacionamento constante com o proprietário e saiba vender seus diferenciais como benefícios para os clientes.

Mostre a eles que existem situações em que, realmente, o barato pode sair caro, ainda mais quando se trata de algo tão complexo quanto a venda de um imóvel.

Fonte: InGaia

Rafaella julho 24, 2018 Nenhum Comentário

CRECI-PI participará do Congresso Nacional de Corretores de Imóveis

Nos dias 4 a 6 de setembro, Fortaleza sediará o 27ª Congresso Nacional de Corretores de Imóveis (Conaci), considerado o maior evento voltado à categoria dos corretores de imóveis no Brasil. A última edição do Conaci aconteceu em setembro de 2016, em Bonito, Mato Grosso do Sul, e reuniu mais de 800 corretores de imóveis. O Conselho Regional de Corretores de Imóveis do Piauí (CRECI-PI) se organiza para participar do evento.

 

O tema do Congresso esse ano será em torno de romper com o passado, para não perder espaço no futuro. Além de corretores do Brasil inteiro, o evento contará com a participação de personalidades marcantes do mercado, para debater tendências e rumos para a indústria imobiliária nacional.

 

Ao longo de sua história de 61 anos, após passar por mais de uma dezena de cidades brasileiras, o evento tem como objetivo ser um palco de reivindicações e conquistas, como também de atualizações e reciclagem dos profissionais da área sobre o mercado.

 

O presidente do CRECI-PI, Nogueira Neto, conta que o Piauí está organizando uma comitiva de profissionais para participar do Conaci. “Ir ao Congresso é muito importante, pois é um momento em que podemos ter contato com outros profissionais, além de ficarmos mais antenados nas novidades que vêm surgindo”, afirma o presidente.

 

Mais informações e inscrições em www.conaci.com.br e em www.fenaci.org.br.

Rafaella julho 23, 2018 Nenhum Comentário

5 tendências internacionais de corretagem de imóveis para acompanhar

O mercado imobiliário, apesar da crise, continua sendo muito importante para a economia nacional. Para atender melhor ao seu público-alvo, a corretagem de imóveis está em pleno desenvolvimento de seus serviços.

Atualmente, no mundo todo, a tecnologia vem auxiliando esse setor, oferecendo muitas ferramentas virtuais eficientes que estão transformando a maneira como são realizadas as suas demandas.

E você, gostaria de conhecer as tendências tecnológicas internacionais para o setor de imóveis? Neste artigo, vamos apresentar algumas delas.

1. Inteligência artificial

A inteligência artificial esta facilitando um serviço bem complexo do setor de corretagem de imóveis: encontrar a casa ideal para um cliente. O que torna difícil essa busca é a quantidade de detalhes e informações disponibilizadas aleatoriamente na internet.

E, no fim, talvez o consumidor não concorde com o produto oferecido. Mas, para resolver isso, foi desenvolvido o software imobiliário baseado na inteligência artificial, já utilizado por grandes imobiliárias no mundo todo.

Essa solução faz uma busca exata do imóvel segundo as preferências do cliente. Além disso, o consumidor recebe notificações sobre novos imóveis disponíveis em seu dispositivo eletrônico, e caso um deles seja do seu interesse, a plataforma facilita o seu contato com o corretor de imóveis.

2. Relacionamento mais próximo com o cliente

A necessidade de ter uma relação mais próxima com o consumidor fez surgirem os iBeacons (sistema de proximidade indoor via bluetooth). Por meio dessa tecnologia, a corretagem de imóveis pretende encantar seus clientes.

Essa solução tecnológica funciona assim: um consumidor está próximo a um stand de vendas de imóveis em um shopping, ele começa a receber desse local, por meio de seu smartphone, algumas ofertas personalizadas de habitações disponíveis.

Algumas imobiliárias na Europa estão implantando esse sistema nas casas disponíveis para alugar ou vender. Caso um cliente passe em frente a uma delas, receberá uma mensagem no celular informando a disponibilidade de locação.

Após conferir as propostas, o cliente é convidado a se dirigir ao stand e conversar com um corretor sobre as opções de produtos. Não acha uma forma incrível de estreitar o relacionamento com o público-alvo?

3. Big data

Nunca houve tantos dados disponíveis em um único lugar como há na internet. Mas o que fazer com todas essas informações levou o mundo virtual a desenvolver o sistema big data.

Por meio dessa ferramenta, é possível uma empresa fazer uma busca minuciosa na internet à procura de clientes em potencial e, após segmentá-los, realizar uma campanha de marketing bem direcionada.

A imobiliária americana Zillow usa o big data para avaliar moradias para seus clientes, bem como prever o preço de futuros imóveis que serão colocados à venda.

As possibilidades que o big data apresenta são inúmeras, por isso foram desenvolvidas muitas plataformas com base nesse sistema e configuradas segundo as necessidades de várias áreas, entre elas, a corretagem de imóveis.

4. Internet das coisas

Outra incrível tendência é a internet das coisas — tecnologia que conecta itens utilizados no nosso dia a dia.

Baseado nesse conceito, surgiu a tecnologia vestível (wearable), que utiliza itens que usamos em nosso corpo, como: relógio, anel, óculos etc. Essa solução agiliza o contato com o cliente, pois o celular pode estar longe dele, mas o relógio geralmente fica bem fixo em seu pulso.

Também embasado na internet das coisas, surgiram os imóveis inteligentes, nos quais, por meio de um dispositivo eletrônico, o morador pode controlar eletrodomésticos, iluminação, ar-condicionado etc. Essas moradias têm aumentado as vendas das corretoras de imóveis no mundo todo.

5. Valorização do profissional de corretagem

Os corretores de imóveis são peças fundamentais que movimentam o setor imobiliário. Por isso, estão cada vez mais valorizados por empresas que entendem a importância deles.

Para que consigam ter sucesso em seu trabalho, esses profissionais precisam de treinamento, tecnologias que facilitem as suas tarefas e reconhecimento pelo seu esforço.

Algumas instituições implantaram essas ações em seu ambiente interno, gerando um bom relacionamento com esses trabalhadores. Com isso, conseguiram reduzir o seu turnover (rotatividade), tão comum entre esses profissionais.

Fonte: InGaia

CRECI-PI promoveu palestra sobre energia solar no mercado imobiliário

A utilização de energia solar nas cidades brasileiras já se é uma realidade. A conscientização de se utilizar uma fonte que é abundante, limpa, confiável e mais econômica está tornando o mercado imobiliário cada vez mais atento as novas tendências. Pensando nisso, o Conselho Regional de Corretores de Imóveis do Piauí (CRECI-PI), realizou na manhã desta sexta-feira (13), a palestra “Energia solar: Uma nova oportunidade de negócio para o corretor de imóveis”, no auditório do Conselho.

Com o objetivo de mostrar e tirar as principais dúvidas de como se é utilizado a energia solar, o presidente do CRECI, Nogueira Neto, afirma que em um futuro muito próximo os clientes irão preferir casas e apartamentos que utilizem esse tipo de energia. “Esse é um tema muito atual e como é uma energia limpa, nós temos que contribuir para aplicação dela e para o engrandecimento do mercado. Além disso, o investimento que as pessoas terão será somente com os equipamentos”, conta o presidente.

As vantagens de utilizar o sol como principal fonte de energia são as possibilidades que o consumidor terá em produzir toda a energia que será consumida, passando a pagar somente a taxa mínima da concessionária. Além da proteção do patrimônio em relação aos aumentos na conta de energia, a contribuição com o meio ambiente e a valorização do imóvel.

Para o palestrante, Ulisses Soares, que é diretor comercial da YellowGreen Soluções de Engenharia, o mercado imobiliário tem muito a ganhar com a utilização de energia solar nos imóveis, por se tratar de uma fonte mais barata. “A energia solar faz com que o proprietário do imóvel economize até 95% da sua energia que hoje é um peso muito grande no orçamento dos brasileiros. E os corretores são um elo bastante importante, pois eles estão diretamente relacionados com as pessoas que desejam comprar casas ou apartamentos”, explica

Para o corretor de imóveis, Luís Aragão, que está no mercado há 27 anos, a utilização de energia solar já é uma tendência no mercado de Teresina. “A palestra é interessante para nós profissionais, para assim transmitir aos nossos clientes essa possibilidade de produzir a própria energia. Como em nossa cidade fomos agraciado com muita incidência do sol, a utilização dela vem a valorizar os imóveis”, finaliza o profissional.

 

 

Rafaella julho 13, 2018 Nenhum Comentário

3 dicas de matemática financeira para corretores

Qualquer pessoa que trabalhe no mercado imobiliário e deseje ganhar destaque precisa unir diversas qualidades, pois esse é um setor complexo e altamente competitivo. Porém, a matemática financeira para corretores é um dos itens que mais causa dificuldades e transtornos para quem atua no ramo.

Lidar com números não é fácil para muita gente, mas não dá para ter sucesso na área sem boas noções de alguns conceitos primordiais para as negociações. Quer descobrir quais são eles? Então confira atentamente o conteúdo a seguir:

O que é matemática financeira?

Primeiramente, é preciso compreender bem o que é matemática financeira. Ela consiste numa séria de cálculos e conceitos que são aplicados às análises das finanças de um modo geral. Normalmente, sua utilização se dá em situações relacionadas ao dinheiro e suas perdas ou ganhos com o passar do tempo (juros, inflação, deflação, etc.).

Justamente por isso que a matemática financeira para corretores é tão importante no setor de imóveis. Ela ajuda a avaliar projetos, perceber a viabilidade de financiamentos, descobrir oportunidades ocultas, prever riscos, analisar empréstimos para crédito e considerar investimentos.

A matemática financeira para corretores é essencial?

Como dissemos, a matemática financeira para corretores ajuda esses profissionais na avaliação de diversas situações que podem se apresentar usualmente no mercado imobiliário e é primordial que eles mantenham seus conhecimentos atualizados. O próprio CRECI traz questões sobre o tema em suas provas e exames.

Ela também ajuda a orientar clientes durante as transações, pois a maioria das pessoas comuns não domina muito bem esse conceito e ele é extremamente importante para lidar com compradores mais cautelosos, nos momentos de crise ou em situações de menor liquidez no setor.

Conhecimentos básicos de matemática financeira

1. Manuseio da calculadora

Pode parecer uma dica banal, mas o fato é que muitas pessoas só sabem usar a calculadora para operações básicas. Corretores, no entanto, precisam se aprofundar em diversas funções e aprender a usar a memória, calcular juros compostos e alguns outros cálculos financeiros mais requintados.

Os modelos mais completos, definitivamente, não são fáceis em um primeiro momento. Na maioria das vezes, fazer um curso sobre o equipamento é fundamental. O lado bom é que alguns deles podem ser realizados na modalidade à distância, por meio da internet.

2. Cálculo das taxas de juros

As taxas de juros são inerentes a diversas modalidades de negociação do mercado imobiliário, como financiamentos, parcelamentos e consórcios. Por isso, compreender esse item é indispensável para um corretor de sucesso, pois isso ajudará a oferecer informações rápidas e precisas para os clientes.

Uma utilização essencial, por exemplo, ocorre em situações onde o profissional precisa comparar as alíquotas de um financiamento com outras taxas, como o valor do aluguel ou o percentual de valorização de uma propriedade.

3. Compreensão do conceito de amortização

A amortização é a redução de uma dívida por meio de pagamentos parciais ou graduais periodicamente, que são realizados de acordo com um planejamento preestabelecido. Isso é extremamente comum em financiamentos e consórcios, mas muitos corretores não compreendem perfeitamente o seu conceito.

O profissional que tiver domínio sobre o tema pode esclarecer muito melhor as dúvidas dos seus clientes e trazer muito mais segurança em uma eventual negociação. Certamente, isso poderá se tornar um fator de motivação para aquelas pessoas que estão na dúvida se vale a pena concretizar a compra de um imóvel.

Fonte: inGaia

Rafaella julho 12, 2018 Nenhum Comentário

Marco regulatório e melhor mercado imobiliário dão fôlego à capitalização

A implementação do marco regulatório para capitalização fomentará a criação de produtos e a venda de novos títulos a partir do primeiro trimestre de 2019. Além disso, a estimativa de melhora do mercado imobiliário também dá fôlego à garantia de aluguel.

De acordo com o diretor executivo da Federação Nacional de Capitalização (FenaCap), Carlos Alberto Corrêa, ainda que os resultados deste ano possam “não alcançar 100%” das projeções, o marco regulatório do setor deve trazer novos impulsos.

“É o que precisamos para dar mais transparência e visibilidade para a capitalização. Isso trará novos produtos para o nosso portfolio”, diz.

Acabou, na última quinta-feira, o prazo da consulta pública criada pela Superintendência de Seguros Privados (Susep). A expectativa é que a complementação da Circular 569 – de maio – será efetiva em 31 de agosto.

“O prazo para adequação fica entre 120 e 180 dias. Em fevereiro já teremos as prateleiras prontas para a venda de novos produtos e aumento do setor”, completa Corrêa.

Garantia LocatíciaJá do lado das seguradoras, as projeções estão, em sua maioria, voltadas para a recuperação do mercado imobiliário.

Segundo o superintendente de negócios da SulAmérica Capitalização, Natanael Castro, a baixa venda de imóveis trouxe um aumento na venda de títulos de garantia de aluguel.

“Temos um contexto econômico que, de certa forma, represa o crescimento do faturamento, mas a emissão da circular traz uma tendência positiva, principalmente para os produtos voltados para o mercado imobiliário”, afirma.

“O título como garantia locatícia é um dos produtos mais conhecidos e, a partir do aquecimento do mercado e da modernização do marco, vemos crescimento significativo quando olhamos para 2019”, opina o superintendente de riscos e capitalização da Porto Seguro, Luiz Carlos Henrique.

Os últimos dados da FenaCap apontam que, de janeiro a maio deste ano, a receita do setor atingiu R$ 8,6 bilhões, alta de 8,1% em relação a igual período de 2017. As provisões técnicas – recursos resgatados antecipadamente, ou no fim da vigência – fecharam com R$ 29 bilhões (+2,7%).

Rafaella julho 10, 2018 Nenhum Comentário

CRECI- PI promove palestra sobre Energia Solar Fotovoltaica

O CRECI-PI estará promovendo no dia 13 de julho, a palestra Energia Solar Fotovoltaica- Uma nova oportunidade de negócio para o corretor de imóveis.

O encontro será ministrado pelo diretor comercial da YellowGreen Soluções de Engenharia, Ulisses Soares. O evento será no auditório do CRECI-PI.

Mais informações nos telefones: (86) 9 8821-9393 ou (86) 9 8891-9911.

Rafaella julho 9, 2018 Nenhum Comentário

CRECI-PI participa de Fórum dos Conselhos Regionais e Ordem das Profissões Regulamentadas do Estado do Piauí

Aconteceu nesta segunda-feira, 09, o Fórum dos Conselhos Regionais e Ordem das Profissões Regulamentadas do Estado do Piauí. O encontro, que aconteceu na Sala dos Conselhos na OAB-PI, reuniu presidentes e representantes de vários conselhos piauienses.

O objetivo da reunião foi discutir sobre fiscalização integrada entre Conselhos de Classe nas Instituições de Ensino Superior no Piauí, pisos salariais das categorias profissionais e o posicionamento conjunto dos Conselhos sobre as eleições 2018.

Para o presidente do Conselho Regional de Corretores de Imóveis (CRECI-PI), Manoel Nogueira, o encontro é uma forma de unir as classes e trocar experiências. “Estamos nos unindo, para que em conjunto possamos conquistar o que nossa categoria e as outras precisam para fazer um bom trabalho para a sociedade. Para nós que fazemos parte do CRECI, debatemos sobre convênios e política de fiscalização em conjunto”, afirmou o presidente.

O presidente da Ordem dos Advogados do Brasil- Seccional Piauí (OAB-PI), Chico Lucas, explicou que a pauta mais abordada na reunião foi a necessidade de se fiscalizar as instituições de ensino a distância. “Esse é um problema que passa por todos os conselhos, que é uma grande oferta nas vagas do curso e a má formação dos profissionais. Então, decidimos nos reunir novamente para se ter um relatório e mandar para o MEC, relatando esses problemas. Também iremos nos reunir com os candidatos ao governo e a senado para apresentar pautas que sejam comum aos Conselhos Profissionais”, finalizou.

Conselhos 2