Rafaella janeiro 10, 2017 Nenhum Comentário

CRECI-PI aumenta fiscalização para combater atuação irregular

O Conselho Regional de Corretores de Imóveis do Piauí (CRECI-PI) intensificou o número de fiscalizações de profissionais e imobiliárias no estado do Piauí. No último ano, foram realizadas 1.952 diligências na capital e interior do estado, tendo um aumento considerável de notificações em relação ao ano de 2015. O Conselho registrou um aumento de 87,17% de autuações sobre aqueles que exerceram a profissão ilegalmente.

Em 2016, o Conselho registrou 73 casos de exercício ilegal da profissão, 325 autos de infração e 1.399 autos constatação. De acordo com o coordenador de fiscalização, Lourival Rodrigues, o crescimento dos índices está relacionado ao novo modelo adotado pela equipe do CRECI.

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“Nós conseguimos mais duas viaturas e agora temos equipes que fazem o trabalho externo exclusivo de fiscalização, isso reflete na produtividade da fiscalização que passou a contar com um carro para cada fiscal. Para o ano de 2017 teremos um novo sistema com ferramentas que permitirá avançarmos ainda mais nesse trabalho de estratégica de fiscalização”, explica Lourival.

O presidente do CRECI-PI, Nogueira Neto, pontua que a prioridade do órgão é continuar fiscalizando para proteger a categoria. “Nosso trabalho é sempre proteger a categoria e a sociedade. Estamos mais atentos as irregularidades relacionadas a área e nosso objetivo é prosseguir com as fiscalizações e conscientizar os corretores da importância de serem ligados ao Conselho”, afirma Nogueira.

O coordenador de Fiscalização ainda reforça que as diligências serão intensificadas com objetivo de continuar combatendo o exercício ilegal da profissão, fiscalizando as inspeções de registro imobiliário dos imóveis e a autorização de venda e situação de regularidade junto ao Conselho.

 

Rafaella janeiro 4, 2017 Nenhum Comentário

Planejar locação de imóvel novo em 2017 requer cuidados

Início do ano é a data referida por grande parte das pessoas para sair em busca de um novo lar. Tradicionalmente em janeiro aumenta a procura por interessados em alugar imóveis na cidade de São Paulo, em razão de universitários que vêm estudar em faculdades paulistanas e da transferência de profissionais para empresas da capital paulistas.

Quem vai aproveitar o período de férias para procurar um imóvel para alugar em 2017 deve fazer um bom planejamento para conseguir o melhor negócio.

“O momento é muito bom para quem deseja alugar imóveis. Há uma boa gama de ofertas e os proprietários estão mais flexíveis na negociação de preços e prazos”, diz Roseli Hernandes, diretora de Locação da Lello Imóveis, imobiliária e administradora paulistana.

O primeiro passo é delimitar as áreas de preferência em um ou dois bairros, para facilitar a pesquisa. Para isso é fundamental verificar as opções de acesso, transporte e serviços essenciais como supermercados, padarias, farmácias, academias e escolas próximas aos locais desejados.

Também é importante que o futuro inquilino defina uma faixa de preço de aluguel, incluindo os encargos como IPTU e condomínio, que está disposto a pagar. Roseli alerta que esse valor não pode comprometer mais do que 30% da renda líquida mensal do interessado. “Esse é o limite ideal para que o inquilino possa arcar tranquilamente com as despesas da locação durante os 30 meses de vigência do contrato”, afirma.

Ainda em relação ao aluguel, explica Roseli, o candidato a inquilino deve solicitar a imobiliária uma boa pesquisa, pois os valores variam bastante. “Há unidades de padrões similares numa mesma rua que possuem preços diferentes, dependendo do estado de conservação ou mesmo da proximidade com terminais de ônibus ou estações de metrô”, explica.

Antes de assinar o contrato a imobiliária deve providenciar uma vistoria no imóvel, determinando seu estado de conservação. Dessa forma é possível determinar a responsabilidade de cada um no reparo de eventuais danos. O inquilino deve estudar com a imobiliária qual garantia se enquadra ao seu perfil. Atualmente as opções de garantia são fiador, seguro-fiança, caução e título de capitalização.

Por fim, orienta Roseli, o candidato a inquilino deve estar atento à documentação que precisará reunir para efetivar o contrato de locação.

Fonte: ZAP em Casa

Rafaella dezembro 12, 2016 Nenhum Comentário

Três técnicas de vendas para começar bem 2017

Businesspeople With Digital Tablet Having Meeting In Office

Uma das maiores dificuldades comungadas pelos corretores de imóveis (tanto os iniciantes, quanto os experientes) é a questão da abordagem. Conforme a vida das pessoas fica cada vez mais corrida, mudam-se também as abordagens ideais para conseguir um cliente. Entender o que seus clientes buscam é o primeiro passo para ter técnicas de venda para abordar os clientes fazendo com que eles fechem negócio com você. Pensando nisso, enumeramos 3 técnicas de vendas (lucro, investimento reduzido e qualidade de vida) que efetivamente funcionam na hora de abordar a clientela. Vamos conferir?

Todo Mundo Quer Sair Ganhando

Ofereça o lucro certo. Como? Simples, apresente os fatos que mostrem ao cliente que o imóvel que você está oferecendo tem uma valorização anual maior do que os demais. Assim, mostre que se ele investir hoje, em pouco tempo poderá ter um bom percentual no preço de venda. Mostre também os diferenciais que fazem, por exemplo, com que um apartamento valorize pelo menos 4 pontos percentuais a mais do que os da mesma região. Explique fatores como materiais de acabamento, localização, vista, etc.

Investimento Reduzido É O Que Todo Mundo Procura

É nessa hora que ter um bom networking pode fazer toda a diferença, esta técnica de venda consiste em ficar atento ao que seus colegas estão vendendo e nas oportunidades que você pode criar para outros clientes.

Se você sabe que um dos seus clientes está querendo se livrar do aluguel, por exemplo, você também sabe que ele provavelmente procura uma boa oportunidade de investimento reduzido. Você pode conseguir uma solução para ele monitorando seus demais clientes, aqueles que estão querendo vender um imóvel, por exemplo. Entre eles, com certeza você encontrará um que está oferecendo um imóvel com o preço ideal para seu outro cliente.

Veja os pontos em comum que o imóvel tenha em relação ao que o outro cliente procura e mostre a ele a excelente oportunidade que pode se tornar um investimento de 15% a 20% abaixo do valor de mercado. No mínimo, ele ouvirá o que você tem a dizer e com certeza prestará ainda mais atenção nas suas próximas ofertas – isso se não fechar com esta.

Qualidade De Vida, Quem Não Quer?

Hoje uma das principais motivações de quem procura um imóvel é a qualidade de vida. Quem não deseja morar próximo ao trabalho, ter mais espaço para os filhos, ficar mais perto da praia, ter uma garagem para guardar o carro, um jardim para cuidar ou uma área de lazer para aproveitar melhor as horas de folga?

Por isso, procure saber não só o que o cliente procura, mas porque ele está procurando aquele tipo de imóvel. Encontre a melhor forma de ajudá-lo a melhorar sua qualidade de vida procurando a casa ou apartamento que mais atende a suas necessidades e desejos. Lembre-se que, nestes casos, você está lidando com sonhos. Por isso, procure entendê-los e realizá-los da melhor forma possível. Não se preocupe apenas em fechar negócios, mas também em fidelizar clientes e, quem sabe, até ganhar a indicação de seu cliente no futuro.

Fonte:  Tecimob/ Publicidade Imobiliaria

Rafaella dezembro 2, 2016 Nenhum Comentário

CRECI participa de seminário sobre Licenciamento Ambiental

O Conselho Regional de Corretores de Imóveis (CRECI) esteve participando na manhã desta sexta-feira (02), do Seminário de Licenciamento Ambiental: Loteamentos e patrimônio histórico cultural, realizado no Ministério Público Estadual.

Com o objetivo de apresentar a sistemática do licenciamento ambiental, a partir da consulta ao IPHAN e as instruções normativas, o Centro de Apoio Operacional de Defesa do Meio Ambiente (CAOMA), reuniu órgãos estaduais para discutir procedimentos e restrições legais estabelecidos pela lei para os loteamentos urbanos na capital.

Representando os corretores de imóveis, o presidente Manoel Nogueira Neto, afirmou a importância do evento. “É essencial para a nossa classe compreender as restrições, analisar casos de licenciamento ambiental em Teresina. Hoje temos oportunidade de aprender com diversos profissionais da área sobre o assunto”, disse o presidente.

O seminário é uma organização do COAMA, em parceria com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (SEMAN), da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Piauí (SEMAR) e o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN).

Rafaella dezembro 1, 2016 Nenhum Comentário

CRECI-PI discute aumento de taxas cartorárias na Assembleia Legislativa

 

Representantes de diversas categorias se reuniram na Assembleia Legislativa do Piauí nesta terça-feira, dia 29, para debater junto aos deputados estaduais sobre Projeto de Lei de Custas e Emolumentos enviado pelo Tribunal de Justiça, que determina reajuste dos valores cobrados por custas e emolumentos pelos serviços prestados pelo judiciário e os delegatários responsáveis por atos notoriais e de registro e despesas.

Membros do Conselho Regional de Corretores de Imóveis (CRECI-PI), Sindicato dos Ceramistas do Piauí (SINDICER-PI), do Sindicato da Indústria da Construção Civil de Teresina (Sinduscon), Ordem dos Advogados do Piauí (OAB-PI), Associação dos Produtores de Milho e Soja, dentre outras entidades solicitaram que seja elaborada uma proposta razoável de acordo com a conjuntura econômica atual do país e que respeite o teto da inflação. O aumento prejudica o setor de agronegócio, imobiliário, lojistas, dentre outros. Está proposto aumento de mais de 100% em algumas taxas.

O presidente do Conselho Regional de Corretores de Imóveis do Piauí (CRECI-PI), Nogueira Neto, ressalta que caso o projeto seja aprovado ficará cada vez mais difícil o acesso da população mais carente as demandas judiciais. “Esse aumento é injustificável. As taxas imobiliárias, por exemplo, estão ainda mais caras e essa proposta é inoportuna para o momento atual em que estamos vivendo. É um aumento que interfere diretamente com todas as classes, não somente no setor imobiliário”, destacou.

Representando a Ordem dos Advogados do Piauí (OAB-PI), o advogado Antônio Carlos da Costa e Silva afirmou que as taxas do judiciário do Piauí já estão entre as mais caras do Brasil e que em um cenário de crise esse aumento se torna inadmissível. “Até sexta-feira apresentaremos uma proposta como sugestão. A OAB representa o povo e com este aumento que vem prejudicar tantos setores, o princípio da razoabilidade está sendo ferido. A OAB como defensora dos interesses do povo, pede a ponderação dos deputados para esta decisão. Precisamos de uma saída com boas iniciativas e menos prejuízos”, disse o advogado.

O relator da Comissão de Justiça da Assembleia Legislativa do Piauí, deputado estadual Luciano Nunes, recomendou que as entidades presentes enviem até esta sexta-feira, dia 02 de dezembro, uma proposta para que os deputados tenham subsídios para acompanhar. “Todas as ponderações são pertinentes para nós. Esta decisão precisa ser adequada e haja a democratização das informações e dos interesses das classes. Então, é recomendado que cada categoria formalize essas informações para que nós deputados possamos acompanhar. É preciso que, as classes se organizem e se for preciso realizaremos uma audiência pública para discutir e compreender os motivos deste aumento de taxas”, finalizou o deputado Luciano Nunes.

 

Rafaella novembro 7, 2016 Nenhum Comentário

Dicas para convencer seus clientes indecisos a comprar imóveis

Convencer um cliente que veio visitar um imóvel a fechar a venda nem sempre é uma tarefa simples. Para alguns corretores de imóveis não é nada fácil, pois a indecisão do cliente e o grande número de ofertas muitas vezes atrapalham a negociação.

Para evitar problemas na hora de fechar a dica é promover o fechamento em partes. Assim fechamento da venda passa a ser apenas um detalhe e o corretor vai fechando cada etapa do processo de vendas parcialmente.

Para isso o corretor de imóveis deve saber ouvir o cliente, pois isso muitas das vezes é uma ação simples que pode salvar a venda e isso vale para qualquer negociação. É importante saber ser persistente, mas nunca parecer insistente.

Para suas vendas serem bem-sucedidas, é preciso aprender primeiramente a respeitar as 7 etapas do processo de vendas:

Planejamento e preparação.

Abordagem — que é a criação do diálogo de vendas.

Levantamento de informações para conhecer as necessidades do cliente.

Apresentação de características e benefícios.

Objeção e negociação.

Fechamento.

Pós venda.

Respeitar esta ordem do processo de vendas já é uma excelente maneira de convencer o cliente indeciso. Se o corretor de imóveis fez a abordagem correta, identificou o tipo de imóvel que o cliente precisa e mostrou as características do imóvel e os benefícios de investir naquela localidade, ele dificilmente terá alguma objeção sobre o produto ou serviço.

Nunca discuta com clientes indecisos

É muito comum termos clientes que “sugam” o que podem dos corretores de imóveis e não estão nem aí para a relação de negócios. Eles acham que somente eles devem ganhar e que você deve agradecer a Deus por ele ter entrado em contato com você, e sua obrigação é mostrar quantos imóveis ele desejar. Nesse momento, é preciso ter bastante calma para não se irritar.

Você pode evitar esse problema se colocando no lugar do cliente. Diga a ele que compreende (não que concorda) a situação pela qual ele não deseja adquirir o imóvel naquele momento e se existe algum outro fator que impede a compra. Assim, você descobrirá quais são as “verdadeiras desculpas” que ele tem e trabalhar em cima do que o impede de fechar negócio.

Dica para contornar objeções

O cliente que não deseja comprar um imóvel não vai ficar entrando no site da imobiliária e marcar visitas por nada. O cliente indeciso, mas que deseja muito adquirir um imóvel, mas não sabe o que quer, faz objeções. É nesse momento que deve entrar em cena o consultor de imóveis. Para o contornar objeções e ser bem-sucedido, o corretor de imóveis deve ter treinamento constante sobre técnicas de vendas, conhecer todos os imóveis que está vendendo, pois o conhecimento técnico faz muita diferença nesse momento e agregará muito na sua carreira de corretor de imóveis.

Fonte: Publicidade Imobiliária

Rafaella outubro 26, 2016 Nenhum Comentário

Em dois anos, fiscalizações do CRECI reduzem em 80% exercício ilegal da profissão no PI

O Conselho Regional de Corretores de Imóveis do Piauí (CRECI-PI) com apoio do Conselho Federal de Corretores de Imóveis (COFECI) vem intensificando a fiscalização de profissionais e imobiliárias no Estado. Até o final de julho, foram realizadas 335 diligências e entre as principais irregularidades está o exercício ilegal da profissão que teve uma diminuição positiva comparada aos anos anteriores.

Em 2013, o CRECI-PI teve o número total de 1.873 diligências registrando 124 casos de exercício ilegal da profissão e 1.373 autos constatação. Em 2014, o número de diligências totais foi de 1.974, constando 136 casos de exercício ilegal da profissão e 1.326 autos constatação. Em 2015, o número de exercício ilegal da profissão teve expressiva baixa, registrando 39 casos de 863 diligências realizadas no ano, outro número que diminuiu em 2015 foi o de autos constatação que totalizou 735 autos.

Segundo o coordenador do setor de fiscalização do CRECI-PI, Lourival Rodrigues, a diminuição do exercício ilegal da profissão é um ponto positivo, pois reflete que setor em Teresina está cada vez mais solidificado. O grupo também fiscalizou a inspeção de registro imobiliário dos imóveis, autorização de venda e situação de regularidade junto ao Conselho.

Em 2016 já foram realizadas 335 diligências, registrando 83 auto de infração, 223 autos constatação, 17 notificações e apenas 12 casos de exercício ilegal da profissão. Nogueira Neto, presidente do CRECI-PI, pontua que a entidade tem como prioridade a fiscalização para valorizar e dar uma nova dimensão à categoria.  “Esses resultados mostram que as atividades de fiscalização estão sendo realizadas para proteger e respaldar a categoria. O trabalho de fiscalização vem sendo realizado com a presença dos agentes nos empreendimentos da capital e cidades do interior, além dos convênios que o conselho firmou com a Polícia Militar e o Ministério Público do Piauí, que também estão contribuindo de maneira positiva”, afirmou o presidente.

 

Rafaella agosto 30, 2016 Nenhum Comentário

Avaliação imobiliária garante preço justo para quem vende ou compra um imóvel

Quando se toma a decisão de adquirir ou vender um imóvel, o possível comprador ou o dono do imóvel sempre tem dúvidas em relação ao valor mercadológico do imóvel e, no atual cenário econômico, o interessado no imóvel quer ter a certeza que está comprando ou locando um imóvel por um preço justo.

Com o crescimento exponencial do mercado imobiliário, novas necessidades surgiram no setor, dentre elas a importância da avaliação imobiliária, que determina o valor comercial de um imóvel após avaliação de alguns critérios.

A avaliação imobiliária é realizada pelo corretor de imóvel inscrito no Cadastro Nacional de Avaliadores Imobiliários (CNAI), após conclusão de curso de perito avaliador e garante que os interessados estejam realizando uma transação imobiliária vantajosa tanto para quem vende/aluga quanto para quem compra/loca. Para o presidente do Conselho Regional de Corretores de Imóveis do Piauí (CRECI – PI), Nogueira Neto, é importante que os corretores se capacitem e concluam o curso de perito avaliador para que possam abranger mais áreas no setor imobiliário. “Apenas o corretor perito avaliador é capaz de determinar o valor justo de um imóvel. Hoje, a avaliação imobiliária é muito solicitada em casos judiciais e em financiamento de imóveis por banco, então o profissional precisa se capacitar para atender essa necessidade do mercado”, informou o presidente do CRECI – PI.

Segundo Nogueira Neto, o perito se utiliza de uma metodologia técnica específica. Dentro desta metodologia, destacam-se os métodos de avaliação de bens, segundo a ABNT NBR 14.653-1, que estipula os parâmetros e qual o método utilizado para a cotação do preço do imóvel. “Além dos critérios técnicos, fatores como a localização do imóvel, o tamanho e os serviços de saúde, transporte e conveniências que são oferecidos na localidade que o imóvel se encontra contribuem para a definição do valor do bem e resulta no Parecer Técnico de Avaliação Mercadológica”, complementou Nogueira Neto.

Priorizando a capacitação do corretor de imóvel, o CRECI – PI irá realizar o Curso de Avaliação Mercadológica de Imóveis de 27 a 29 de maio no auditório da instituição. As inscrições devem ser feitas na sede do Conselho.

 

 

 

Rafaella agosto 30, 2016 Nenhum Comentário

Internet se consolida como importante meio na compra de imóveis

O acesso dos brasileiros a internet, seja por meio de computadores, aplicativos, smartphones, tablets ou programas tornaram as pessoas mais conectadas, seja em casa, na rua ou no trabalho. Não é de hoje que o uso da internet, por meio das tecnologias, já faz parte do dia a dia das pessoas, seja para contatos pessoais ou profissionais, pesquisas ou compras.

Dados de uma pesquisa realizada pela consultoria TNS Research International aponta que nove em cada 10 brasileiros consultam a internet antes de realizar uma compra, e na hora de escolher um imóvel não é diferente. Segundo dados do Google, o processo de compra de imóveis, que vai desde pesquisar até a compra efetiva, já é feito 60% pela internet.

Segundo o corretor de imóveis e presidente do Conselho Regional de Corretores de Imóveis do Piauí (CRECI-PI), Nogueira Neto, o próprio avanço das tecnologias levou a uma mudança no perfil dos consumidores que hoje desejam mais comodidade e agilidade para receber informações. “Hoje corretores de imóveis estão se adequando ao uso de novas ferramentas, para fidelizar seus clientes e obter sucessos nos negócios. A internet facilita a comunicação tornando possível estar sempre próximo e em contato com os nossos clientes, por meio dos aplicativos que, muitas vezes, são específicos para os profissionais da categoria”, disse.

Nogueira Neto destaca ainda que as novas ferramentas utilizadas, por meio do acesso a internet, possuem um custo pequeno aos usuários e possibilitam uma interatividade maior com os clientes. “Antigamente a divulgação dos imóveis era feita nos classificados dos jornais impressos. E hoje com as novas plataformas de comunicação, os classificados quase não são mais utilizados possibilitando um custo bem menor”, afirmou o corretor.

Os vídeos da internet também estão ganhando espaço no mercado imobiliário. Após o Google – que se mantém forte no primeiro lugar – o YouTube é a ferramenta mais utilizada pelas pessoas interessadas em comprar um imóvel. Nogueira Neto também ressalva que todas as ferramentas devem ser utilizados de forma planejada e estratégica levando em consideração o objetivo que o corretor deseja alcançar.

“Cada ferramenta tem suas características e especificidades e não devem ser utilizadas de forma aleatória. No caso de aplicativos como o Whatsapp, por exemplo, o corretor pode enviar instantaneamente fotos e vídeos do imóvel que está sendo negociado, além de poder marcar reuniões e visitas, por meio de mensagens de texto. Já no instagram, as imagens podem ser bem exploradas, mostrando as qualidades do produto a venda, já agilizando o processo de compra ao cliente”, enfatizou o presidente que também é adepto das novas ferramentas tecnológicas.