WhatsApp Image 2020-04-29 at 10.20.21
Rafaella abril 29, 2020 Nenhum Comentário

Apresentação

O Sistema Cofeci-Creci elaborou esta Cartilha com o objetivo de informar a todos os profissionais de imóveis sobre a doença COVID-19, bem como as medidas preventivas em casa e no trabalho que podem ajudar a combater o seu causador, o novo coronavírus.

Faça bom uso deste material, leia-o atentamente, distribua-o aos seus clientes e amigos e vamos juntos fazer a nossa parte no controle dessa doença.

O que é COVID-19?

É a doença causada pelo novo coronavírus SARS-CoV-2. A COVID-19 apresenta quadro clínico que varia de infecções assintomáticas (sem sintomas) a respiratórios muito graves.

 

Quais são os sintomas?

Os sintomas podem variar de simples resfriado até forte pneumonia, sendo os mais comuns:

  • Tosse
  • Febre
  • Coriza
  • Dor de garganta
  • Dificuldade para respirar

 

Como acontece a transmissão?

Uma pessoa infectada, mesmo sem apresentar os sintomas, pode passar para outra por contato como:

  • Aperto de mão
  • Gotículas de saliva
  • Espirro
  • Tosse
  • Catarro
  • Objetos ou superfícies contaminadas, como chão, celulares, mesas, maçanetas, brinquedos, teclados de computador etc.

Como se proteger do contágio pelo vírus?

Vale para sua casa, vale para o seu trabalho:

Lave as mãos com água e sabão frequentemente ou higienize com álcool em gel 70%

  • Ao tossir ou espirrar, cubra nariz e boca com lenço ou com o braço, e não com as mãos
  • Evite tocar olhos, nariz e boca com as mãos não lavadas
  • Não compartilhe objetos de uso pessoal, como talheres, toalhas, pratos e copos
  • Mantenha os ambientes limpos e bem ventilados
  • Mantenha uma distância de 2 metros de qualquer pessoa
  • Não é momento de apertos de mãos, abraços, beijos. Adote comportamento amigável, mas sem contato físico.

Mais dicas de proteção!

Evite circulação desnecessária nas ruas e locais públicos. Evite aglomerações. Se puder, fique em casa • Se estiver com resfriado ou gripe, evite contato físico com outras pessoas, principalmente idosos e doentes crônicos • Durma bem e tenha uma alimentação saudável • Utilize máscaras de proteção se tiver de sair de sua casa • Higienize o seu celular e os brinquedos de crianças com bastante frequência.

Como evitar o contágio pelo coronavírus no ambiente de trabalho?

O protocolo padrão recomendado aos profissionais de imóveis é:

Distanciamento social

  • Higiene pessoal
  • Sanitização de ambientes
  • Comunicação sobre as medidas preventivas adotadas no local de trabalho
  • Monitoramento das pessoas presentes no estabelecimento

* Use sempre máscara de proteção e/ou mantenha cerca de 2 metros de distância entre as pessoas. Vale a pena repensar a distância entre as estações de trabalho, de modo a aumentar a distância entre as pessoas.

* Se algum colega de trabalho apresentar sintomas de gripe, melhor liberá-lo para o trabalho de casa (home office) ou até mesmo iniciar o isolamento de 14 dias.

 

Mais medidas preventivas no ambiente de trabalho!

Os mesmos cuidados necessários em casa devem se estender às empresas de modo geral. É preciso atenção especial aos objetos e áreas compartilhadas como:

– Telefones fixos

– Interruptores

– Controles de temperatura

 –  Maçanetas e corrimãos

–  Botões de impressoras e copiadoras

– Equipamentos de salas de conferência

– Descargas e torneiras de banheiro

Como atender a um cliente?

Se for necessário o atendimento presencial, evite conversar em locais fechados, prefira locais abertos e ventilados.

 Não se esqueça de evitar qualquer contato físico e mantenha distância de 2 metros. Hoje, isso é sinal de pleno respeito entre as pessoas.

 Utilize máscaras de proteção.

 Sugira uma visita Test Drive Certifique-se com o proprietário que o imóvel esteja higienizado e deixe seu cliente conhecer o imóvel à vontade, enquanto você aguarda do lado de fora.

Sugestões para atendimento de clientes do profissional de imóvel

Que tal propor conversas ou negociações via telefone, celular ou comunicadores online? Existem vários disponíveis e certamente vocês terão um em comum e, por meio deles, é possível enviar documentos, fotos, vídeos e até áudios gravados. Aproveite este momento para fazer valer a inovação e tecnologia tão importantes e já presentes na corretagem de imóveis atual.

Importante: Nossa Legislação diz que contratos digitais têm plena validade jurídica, desde que tenham a aptidão para cumprir as funções de qualquer contrato escrito.

Atenção: Nas crises surgem as melhores oportunidades

Já reparou que toda dificuldade parece abrir portas para novas soluções e oportunidades? Pois é, com o mercado imobiliário não é diferente. Daqui para frente, o nosso mercado será um dos maiores nichos de investimentos do país, principalmente com a queda da Bolsa de Valores. Em vez da imensa incerteza de investir em ações ou em outras variáveis, investidores buscarão segurança e valorização, o que só o mercado imobiliário tem comprovado ser capaz de oferecer.

O Corretor de imóveis que melhor se adaptar à realidade atual e pós coronavírus, mostrando se antenado, atualizado e sendo capaz de levar valorização e rentabilidade para seus clientes, muito provavelmente alcançará seus maiores objetivos de vida.

Dicas Finais

– Empatia e compreensão são os trunfos do momento. Se coloque no lugar do cliente e ele se colocará no seu lugar.

–  Fazer com que os seus clientes tenham boas experiências durante essa pandemia poderá destacá-lo da concorrência.

– Demonstrar aptidão às mudanças é o que pode colocá-lo ainda mais em evidência Já pensou ser a solução segura, preventiva e certeira que os clientes tanto procuram nestes dias?

Seja lembrado super positivamente após o surto de coronavírus em sua carreira seguindo todas estas dicas.

Fonte: Sistema Cofeci-Creci

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *