Pular para o conteúdo

Sistema Cofeci-Creci lança novos softwares e aplicativos

Celso Pereira Raimundo, recentemente nomeado diretor da área de inovação e tecnologia do Conselho Federal dos Corretores de Imóveis (Cofeci), apresentou durante a Reunião Plenária realizada no último dia 29, em Curitiba, a Carteira Digital do Corretor de Imóveis (Icorretor) e um novo programa para o Recadastramento Nacional, a ser realizado pelo Sistema Cofeci-Creci em 2020. Um dos benefícios destas ferramentas online é disponibilizar informações sem que o profissional precise se deslocar ao Conselho Regional de Corretores de Imóveis do seu estado.

Celso tem uma trajetória profissional ativa no mercado imobiliário brasileiro e internacional, além de ser pioneiro em educação à distância neste setor. Ele participou de diversos eventos ligados à tecnologia no setor e por isso ficou responsável pelo planejamento estratégico desta área que já tem as ações programadas mês a mês. Seu objetivo como diretor de tecnologia e inovações é ajudar o Cofeci a ampliar o relacionamento com o mercado imobiliário através de novos softwares, além de conhecer e estudar as inovações do mercado, conferindo a chancela apenas para as que contribuem efetivamente para o Corretor de Imóveis.

Diante de tantos novos aplicativos e portais, o Sistema Cofeci-Creci vem se mantendo atento e atuante nesta área, seja no desenvolvimento de novas ferramentas ou no apoio e fiscalização sobre as que de alguma maneira estimulam a atuação ilegal da profissão. Sobretudo em função da necessidade de se aproximar ainda mais dos Corretores de Imóveis mais jovens (millenials e gerações xyz), que são hard users. “É humanamente impossível dispensar a evolução da juventude no mercado imobiliário e, principalmente, na tecnologia”, destaca Celso Raimundo.

Segundo uma pesquisa realizada pela CETIC (Centro Regional de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação), ligado ao Comitê Gestor da Internet do Brasil, o número de pessoas que acessam a internet cresce a cada ano, atingindo 77% da população (dados de agosto de 2019), sendo que 97% navegam pelo celular. Já na plataforma de análises de busca do Google, o GTrends, a procura por imóveis na internet, que em dezembro de 2018 era de 69 pontos, atingiu 73 pontos em  novembro deste ano, demonstrando o crescimento da demanda através da web.

Estes dados comprovam a necessidade do mercado imobiliário tornar-se digital, o que inclui os serviços do Sistema Cofeci- “Embora o avanço do setor na área tecnológica ocorra conforme o esperado é necessário um upgrade dos sistemas e softwares. Por isso incentivaremos o dialogo para aperfeiçoamento das ferramentas disponibilizadas”, completa.

A criação dos novos programas nasceu da necessidade de administração dos dados cadastrais e do desenvolvimento de tecnologias para um upgrade permanente, que facilite o trabalho dos Corretores de Imóveis. “Desta forma, será possível recomendar o que é benéfico ou não para o mercado, pois é visível o rumo que os negócios estão tomando, não somente os imobiliários, mas também de outros setores, que passarão cada dia mais, pela internet”, diz Celso Pereira Raimundo.

As ferramentas lançadas estarão disponíveis no Portal da Transparência e no site oficial do Cofeci no início de 2020.

Sobre Celso Pereira Raimundo: foi presidente por quatro mandatos consecutivos do Conselho Regional de Corretores de Imóveis da 11ª Região – Santa Catarina de 1982 a 1994; Conselheiro Federal e por dois mantados Secretário Geral, diretor de Relações Internacionais do Cofeci – tendo participado da fundação da Confederação do Mercado Imobiliário do Mercosul e Chile (hoje conhecida como SILA – Confederação do Mercado Imobiliário Latino América), além de representar o Brasil (através do Cofeci) em diversos eventos internacionais do setor com destaque para a National Association of Realtor (NAR).

Sobre o Sistema Cofeci-Creci: Composto por um Conselho Federal e 25 Conselhos Regionais de Corretores de Imóveis em todo o Brasil que têm a função de normatizar e fiscalizar uma profissão de grande relevância para o desenvolvimento da nação. O Sistema funciona sob a  égide da lei 6.530, de 12 de maio de 1978 e engloba cerca de 380 mil Corretores de Imóveis e 46 mil empresas de intermediação de negócios imobiliários. Outras informações:  http://www.cofeci.gov.br

Posso ajudar?