Pular para o conteúdo

CRECI-PI contará com Centro de Mediação, Arbitragem e Conciliação (CEMAC)

Dando continuidade as ações de fortalecimento da categoria, o Conselho Regional de Corretores de Imóveis do Piauí (CRECI-PI) passará a contar em breve com um Centro de Mediação, Arbitragem e Conciliação (CEMAC) na sede da autarquia. Nessa quarta-feira, dia 21, aconteceu a reunião de apresentação da operacionalização do Centro para os corretores de imóveis do Conselho. O encontro foi conduzido pelos advogados Dr. Marconi Fonseca, Dra. Neilan Argento, Dra. Bruna Pimentel que estarão à frente do CEMAC.

O CEMAC possibilitará a realização de conciliações de conflitos de forma rápida, sigilosa e menos onerosa para as partes envolvidas. Além disso, os corretores de imóveis também poderão participar dos programas de treinamento que serão oferecidos pelo Centro a partir do próximo ano. Para o presidente do CRECI-PI, Nogueira Neto, isso representa um marco na história do Conselho que sempre tem buscado atuar em defesa dos interesses coletivos.

“A partir de agora todos os corretores de imóveis e a sociedade em geral terão à sua disposição todas as ferramentas necessárias para a solução de conflitos por meio do CEMAC. Esse mecanismo possibilita resolutividade de forma mais célere a conflitos de inúmeros segmentos, não somente imobiliário. Além disso, contribuirá para desafogar o judiciário do nosso Estado”, destacou.

O advogado e professor Marconi Fonseca externou a sua satisfação em participar da implementação do projeto. Ele recordou que há 10 anos surgiu o primeiro Centro de Mediação na Estácio CEUT. “Esse será um novo nicho para o mercado imobiliário contribuindo diretamente com o poder judiciário que, na maioria das vezes, não consegue solucionar com a eficácia necessária alguns problemas. O investimento nesses meios alternativos trará inúmeros benefícios para a categoria”, disse.

Durante a reunião, a advogada Bruna Pimentel apresentou um quadro com o tempo médio da sentença nas fases de execução e conhecimento no 1° grau, reforçando a morosidade e burocracia nos dias de hoje. Segundo ela, com o investimento nesses novos tipos de práticas de solução de conflitos, o CRECI-PI ficará equiparado a outros Estados como São Paulo, Rio de Janeiro, Santa Catarina, Paraíba e Goiás, que já utilizam esses métodos nos Conselhos Regionais da categoria.

Atuando no mercado imobiliário há cinco anos, o corretor Félix Coelho assistiu toda a explanação e destacou a importância da implementação deste mecanismo no Conselho. “Vai facilitar muito o nosso trabalho, porque quando procuramos diretamente a Justiça se torna mais oneroso e com um tempo de tramitação bem maior. O Centro veio para agregar de forma muito positiva”, disse. Já o advogado Valterlin Noleto, que também marcou presença, afirmou que a iniciativa é excelente porque vai diminuir as demandas dos juizados especiais e da justiça como. “E como foi explanada, que o CEMAC é bastante preparada e organizada trará muita credibilidade”, finalizou.

DSC_0004

DSC_0008

DSC_0012

DSC_0015

DSC_0009

Posso ajudar?