CRECI PI
Rafaella agosto 1, 2018 Nenhum Comentário

A profissão de corretor de imóveis, definitivamente, não é para qualquer um! Ela demanda uma série de desafios e exige um grande espírito de empreendedorismo para que seja possível enxergar oportunidades de negócio onde a maioria das pessoas não vê.

Para garantir um satisfatório índice de transações concretizadas, o corretor imobiliário precisa ter cautela na hora de avaliar as potencialidades de um imóvel para não desperdiçar recursos e otimizar o uso de seu tempo. Além disso, é preciso sempre considerar a alta competitividade do mercado.

No artigo de hoje mostraremos os principais desafios da carreira de corretor de imóveis e como encará-los com profissionalismo e assertividade. Continue a leitura do conteúdo para saber mais!

1. Conheça profundamente o seu cliente

Sem dúvidas, este é um dos aspectos mais importantes de todo o processo de venda, compra ou locação de um imóvel. Afinal, é conhecendo o perfil do cliente que se obtém uma negociação produtiva e uma comunicação limpa, concorda? No entanto, conhecer o cliente pode ser uma tarefa realmente desafiadora.

Para ofertar os imóveis mais adequados às necessidades do seu comprador em potencial é preciso conhecer o seu estilo de vida, sua formação acadêmica, sua rotina e até mesmo a dinâmica familiar e as atividades de lazer. Com base em todas essas informações, será possível traçar um perfil certeiro e indicar um imóvel que se enquadre com perfeição nas preferências do cliente.

Considere, por exemplo, uma mãe de crianças pequenas que prioriza os cuidados com a saúde. Certamente, ela busca um imóvel cuja localização seja próxima a escolas e áreas de atividades ao ar livre, como academias.

Não economize nas perguntas durante a abordagem, mas tome cuidado para não causar constrangimento ao seu cliente. Lembrando que um software de gestão imobiliária pode facilitar a organização de sua cartela de clientes, tornando todo o processo mais prático e permitindo que se tenha acesso às informações a qualquer hora.

2. Realize o fechamento de contratos com agilidade

Não é novidade que o fechamento de contratos é uma tarefa que exige uma série de procedimentos burocráticos, não é verdade? Sendo assim, podemos afirmar que essa etapa é uma das mais demoradas de todo o processo.

É importante explicar para o cliente que, durante essa fase da transação imobiliária, tudo será feito para que ele adquira seu imóvel sem qualquer empecilho. Uma comunicação segura e transparente ajudará a tranquilizá-lo.

Entretanto, com os avanços em tecnologias e sistemas de automação de tarefas, não há mais motivos para realizar certas atividades de forma manual como antigamente. Com o auxílio de um sistema imobiliário, por exemplo, basta inserir os dados pertinentes às partes envolvidas e o contrato é gerado automaticamente pelo software.

Para se ter uma ideia, não é nem mesmo necessário que as pessoas estejam presentes fisicamente no mesmo local para checar, analisar e assinar o contrato.

3. Acesse as informações pertinentes aos imóveis

Muitas vezes, os corretores, quando estão em campo, precisam apresentar informações específicas sobre um determinado imóvel aos seus clientes, sendo simples questões que surgem durante a negociação ou perguntas complexas. O fato é que se o profissional não tem a informação em mãos, no momento, pode atrasar todo o processo e até mesmo “esfriar” o interesse do comprador em potencial.

Por isso, a falta de acesso aos dados de um imóvel pode ser encarada como um dos maiores desafios da carreira de corretor de imóveis, pois essa dificuldade atrapalha o fechamento de vendas, já que muitos clientes não se sentem seguros em adquirir um imóvel quando não têm todas as respostas que precisam para sua tomada de decisão.

Mais uma vez vale a pena ressaltar a relevância da implementação de uma ferramenta tecnológica em todo esse processo. Um sistema eficiente, por exemplo, permite que todos os dados do imóvel sejam acessados a qualquer hora e em qualquer lugar por meio de um dispositivo móvel, trazendo mobilidade ao trabalho do profissional.

4. Tenha o seu próprio espaço virtual

Muito se fala na importância da presença no espaço virtual atualmente, mas com tantas mídias disponíveis, administrar o próprio espaço na internet pode ser uma tarefa realmente complexa. Afinal, existem redes sociais, blogs e sites em que milhares de corretores estão cadastrados.

Dado esse contexto, é importante ressaltar que as plataformas imobiliárias garantem ótimas posições competitivas para os profissionais do setor, principalmente pelo fato de poderem se integrar às soluções proporcionadas por um eficiente software de gestão e automação para corretores de imóveis.

Em uma plataforma digital, por exemplo, pode-se disponibilizar fotos das propriedades que estão em sua cartela de imóveis, além de dados precisos como a quantidade de cômodos, se há área de lazer, informações sobre a localização e, é claro, dados para contato.

Ainda que você não tenha muita familiaridade com ferramentas modernas, esse tipo de recurso é altamente intuitivo e pode ser gerido por qualquer pessoa. Se você pretende aumentar as vendas, considere garantir um bom posicionamento na internet.

5. Consiga mais tempo para seus clientes

Finalmente, um dos verdadeiros desafios da carreira de corretor de imóveis: conseguir tempo para oferecer um atendimento de qualidade aos clientes.

A rotina de um profissional de corretagem de imóveis é muito corrida e cheia de compromissos. São inúmeras visitas a propriedades, avaliações e inúmeras atividades que comprometem o seu tempo quase que de forma integral, o que torna, às vezes, impossível dar a devida atenção que um cliente em potencial merece.

Portanto, a melhor solução é automatizar todos os procedimentos e tarefas que forem possíveis, de modo que tudo o que não demandar cuidados especiais seja incluído no sistema de gestão imobiliária.

Também conhecidos como CRM’s, os softwares de gerenciamento para profissionais do mercado imobiliário proporcionam ferramentas e recursos que tornam o seu trabalho altamente mais produtivo e eficiente, permitindo que seus clientes recebam 100% de sua atenção.

Como você pôde conferir neste artigo, os desafios da carreira de corretor de imóveis podem ser minimizados ou até mesmo eliminados quando se tem o auxílio de um sistema de automação e gestão implementado nos seus processos cotidianos.

Fonte: inGaia

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *